Greve

Ministério da Gestão e Inovação promete apresentar proposta para Educação em resposta a mobilização por reajuste salarial

Blog Brasil Geral

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou então que nesta sexta-feira (19/4) apresentará uma proposta específica para o setor da Educação. Isso em resposta à mobilização dos servidores de universidades e institutos federais por reajuste salarial.

Nas últimas semanas, o movimento então ganhou força, com diversas instituições de ensino superior do país aprovando paralisações e docentes entrando em greve.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito com a promessa de valorização da educação e dos professores. Essa promessa de campanha, aliada à concessão de reajustes a categorias mais alinhadas ao governo anterior, aumentou a insatisfação dos servidores da Educação. Levando-os a intensificar as pressões sobre a gestão federal por mais investimentos e melhores condições de trabalho.

José Celso Cardoso Jr. expressou expectativa com um possível acordo e pediu aos servidores reconhecimento do esforço que o governo federal tem feito. Durante uma audiência na Câmara dos Deputados na última terça-feira (16/4), ele afirmou: “A gente espera conseguir oferecer uma proposta suficiente, ou próximo disso, para fechar o acordo. Porque é óbvio que a gente considera a greve legítima, em um contexto democrático. Mas é óbvio também que é preciso reconhecer o esforço que está sendo feito pelo governo para dar prioridade e, mais do que isso, centralidade política para esse tema, coisa que raramente aconteceu na história do Brasil”.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *