Veículos do exército israelense – Foto: Avishag Shaar-Yashuv/The New York Times

Portal especializado em defesa, o Global Fire Power publicou um ranking dos exércitos mais poderosos do mundo, em meio à tensão mundial causada pelas guerras no Oriente Médio – na qual estão envolvidos Israel, Irã e os grupos terroristas Hamas e Hezbollah – e na Ucrânia, invadida pela Rússia em 2022. Os especialistas falam das capacidades militares de Israel, Irã e Estados Unidos em caso de conflitos, o que torna a lista cada vez mais relevante.

Os três países que lideram o ranking do Global Fire Power: Estados Unidos, Rússia e China. Esses estados têm forte poder militar e com vastos territórios. Em seguida vem a Índia – ameaçada por seu rival histórico, o Paquistão. Depois seguem Coreia do Sul – enfrentando a Coreia do Norte desde 1950 –, Reino Unido, Japão e Turquia.

Exércitos do Irã e de Israel

Por sua vez, o Irã ocupa o 14º lugar. O país iraniano tem um exército terrestre com mais de 600 mil soldados, 220 mil paramilitares e 350 mil reservistas. Além disso, possui 70 mil veículos militares, 551 aeronaves e 101 navios. Dessa forma, o Irã conta com um dos maiores arsenais do Oriente Médio, com mísseis balísticos de longo alcance que podem chegar até o sudeste da Europa. Isso foi demonstrado no ataque a Israel, com mais de 100 mísseis em uma noite.

Israel está em 17º lugar, com um exército terrestre de 170 mil soldados ativos e 465 mil reservistas. Também dispõe de 43.407 veículos de combate, 67 navios e 612 aeronaves. Além disso, a superioridade tecnológica das forças de defesa israelenses, com sua unidade secreta 8200, permite realizar ataques estratégicos – como aconteceu com os beepers no Líbano – e conta com o sistema Cúpula de Ferro para interceptar mísseis.

Já o Brasil ocupa o 12º lugar, atrás da França e da Itália e à frente da Indonésia. Egito e Austrália. O exército argentino tem 469 tanques, 44 mil veículos de combate, 628 aeronaves e 134 navios.

O portal que fez o ranking utilizou mais de 60 fatores para calcular os índices de força dos exércitos. Dessa forma, leva em consideração a quantidade de unidades militares, geografia e capacidades logísticas. Cento e quarenta e cico países integram essa lista, e uma pontuação perfeita seria 0,0000, algo “inalcançável”, segundo o Global Fire Power. Sendo assim, quanto menor a pontuação, mais poderoso é o país.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Explore a Shopee e encontre o que deseja com preços especiais. Confira as ofertas!