Joel Embiid não foi bem recebido pelos franceses ao desembarcar em Paris com a seleção americana de basquete. Na última quarta-feira, quando os jogadores estavam a caminho do ônibus da equipe, o pivô do Philadelphia 76ers ouviu protestos para “devolver o passaporte”. Embiid é camaronês com cidadania francesa e decidiu defender os Estados Unidos nas Olimpíadas.

A seleção americana chegou à França após disputar amistosos preparatórios para as Olimpíadas. Ao desembarcar em Paris, no caminho para o ônibus da delegação, Joel Embiid ouviu vaias e frases como “devolva seu passaporte” e “você deveria ter jogado pela França”.

Joel Embiid, que nasceu em Camarões, esteve perto de defender a França, mas optou pelos Estados Unidos, país onde joga pela NBA. Segundo informações da imprensa americana, o astro do 76ers chegou a entrar em um acordo para atuar na seleção francesa. Inclusive, o próprio Embiid teria procurado Jean-Pierre Siutat, presidente da confederação do país, para conversar.

— Joel nos procurou. Ele nos disse que gostaria de jogar no basquete internacional de seleções. Embiid queria vencer e queria jogar pela França. Então, nós o ouvimos e tentamos fazer o possível para que acontecesse, mas não rolou — disse o presidente em entrevista na época.

O dirigente ainda havia explicado que o trâmite burocrático estava sendo um empecilho porque, apesar de falar francês, Embiid nunca morou na França ou defendeu um time do país. Além disso, o jogador não tinha passaporte.

— Além do desejo de jogar, ele precisava então de um passaporte. Ele queria isso, era a única forma de possibilitar que ele jogasse pela nossa equipe. Então, eu fiz esse trabalho, uma operação junta ao governo francês. Foi muito além da esfera esportiva. E ele dizia o tempo todo que jogaria pela França — explicou o presidente.

O astro da NBA não se pronunciou diretamente sobre o caso. Porém, segundo a imprensa americana, Embiid relatou, por meio de um porta-voz, que a história não foi bem assim. O jogador não teria pedido um passaporte ao governo francês e também não haveria dado certeza de que defenderia a França. No fim, Embiid escolheu representar os Estados Unidos ao lado de craques como LeBron James e Stephen Curry, que buscam o quinto ouro consecutivo e o 17º da história.

Pelo Grupo C, o Dream Team enfrentará a Sérvia bem como o Sudão do Sul e Porto Rico. A seleção estreia contra a Sérvia de Nikola Jokic, do Denver Nuggets, no dia 28 de julho.

GE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *