Jorge Shimabukuro aos 60 anos, em 2014, e atualmente, aos 71, após se dedicar à musculação e ao crossfit — Foto: Instagram

Com mais de 80 mil seguidores no Instagram, Jorge Shimabukuro, que se autointitula ‘Guerreiro Samurai’, surpreende pela aparência jovial e por sua rotina de treinos intensa – ninguém diz que ele tem 71 anos, completados em dezembro. Com 9% de gordura corporal – o que é recomendado apenas para atletas -, Shimabukuro conversou com a GQ Brasil e contou como a atividade física transformou e salvou sua vida.

Luta contra a depressão

Em 2002, o hoje aposentado enfrentou um golpe devastador: a perda da primeira esposa durante um assalto em São Paulo. A tragédia o levou a uma depressão, e ele passou a utilizar a corrida como uma forma de “punição”.

“Eu pensava que queria ter ido no lugar dela. Mas tinha dois filhos para cuidar, precisava ser forte. Comecei a correr e me sentia bem quando ficava muito cansado, ofegante, no meu limite mesmo, a ponto de passar mal”, explica.

Um dia, enquanto estava correndo, Jorge precisou deitar no chão para se recuperar de um mal estar. “Pensei: ‘Por que estou fazendo isso comigo? Se estou aqui, tenho que viver bem, e não ficar me maltratando’. Decidi que iria cuidar de mim”, relembra.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Dr. Bruno Sthefan (@drbrunosthefan)

A partir daí, o aposentado começou a correr de forma mais moderada e a participar de provas de rua, onde conheceu Aline, sua atual esposa. Foi ela quem o incentivou a iniciar na musculação, por achá-lo muito magro. Aos poucos, Shimabukuro passou a ver mudanças em seu físico que o deixou animado a permanecer treinando. Há 10 anos, pega firme e não abre mão de se exercitar.

Com isso, também veio a ideia de produzir vídeos nas redes sociais. “Faço alguns exercícios que muitas pessoas na minha idade não conseguem fazer – até pessoas mais novas. Quero mostrar que nunca é tarde para começar, e que tem que começar enquanto somos independente, conseguimos caminhar. É preciso fortalecer a musculatura, para envelhecer com qualidade de vida.”

Musculação e crossfit

Atualmente, Jorge faz crossfit de segunda a sábado, com aulas que duram 1 hora. Na sequência, já emenda na academia para o treino de musculação (de segunda a sexta), que dura 2 horas.

Seu treino de musculação é dividido da seguinte maneira: segunda e quinta-feira para peito e braço; costas e perna na terça e sexta; e abdômen na quarta, chegando a fazer mais de mil abdominais no dia. No sábado, após o crossfit, costuma realizar aproximadamente 300 abdominais antes de ir para casa. Já no domingo, tem o hábito de participar de corridas de rua com sua esposa.

Além disso, ele também pratica defesa pessoal há 4 anos, e costumava fazer as aulas no período da noite, mas está afastado devido a uma lesão no joelho. Ao todo, são quase 40 horas semanais de exercícios.

Alimentação

Jorge faz acompanhamento com nutricionista, segue um cardápio saudável e afirma ser bastante disciplinado com sua alimentação. Seu maior desafio foi começar a comer mais para ganhar massa magra, pois não sentia tanto apetite assim.

“Muitas pessoas voltam da academia com muita fome, não sinto isso. Às vezes comia somente frutas depois de treinar, porque preciso me alimentar”, explica.

Logo cedo, seu café da manhã funciona como pré-treino, e consiste em geleia, suco de limão e duas bananas. Durante os treinos, vai tomando um shake com whey e creatina, e ao chegar em casa, costuma comer uma fruta. No almoço, capricha em um prato com arroz, bastante salada e alguma proteína como peixe, frango ou carne vermelha – chocolate amargo de sobremesa. No fim da tarde, Jorge repete o shake de whey e no jantar dá prioridade para salada e legumes.

“É uma alimentação bem saudável e light. Fritura eu já não como há muito tempo e refrigerante também não tomo mais, e evito açúcar no dia a dia também”, acrescenta. No entanto, ele abre exceções para ocasiões especiais como aniversários e jantares em família.

GQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *