O Inmet emitiu um alerta de perigo para chuvas na Região Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul. O alerta, emitido na madrugada desta segunda-feira, 27 de maio, em Brasília, permanecerá em vigor das 0h01 até as 21h.

As previsões indicam chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, ou entre 50 e 100 milímetros por dia, acompanhadas por ventos intensos, variando entre 60 e 100 quilômetros por hora. Os riscos incluem possíveis cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Além das chuvas, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também alertou para a formação de um ciclone que deve impactar a região. O governador enfatizou a importância de precauções adicionais, especialmente em municípios já afetados pelas chuvas recentes, como Pelotas, São José do Norte, São Lourenço e Rio Grande, onde trechos já estão inundados pela Lagoa dos Patos.

Eduardo Leite pediu à população que evite deslocamentos desnecessários, destacando a mobilização das equipes de segurança pública, bombeiros, defesa civil e brigada militar para lidar com possíveis transtornos. Ele reiterou a importância da colaboração de todos para evitar exposição a riscos desnecessários e garantir a segurança coletiva.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *