Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Paraíba anunciaram que entrarão em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira, 16 de julho, em busca de reajuste salarial e melhores condições de trabalho nas agências do órgão.

Motivos da greve

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado da Paraíba (SindsprevPB) convocou a paralisação. Após diversas rodadas de negociações infrutíferas com o Governo Federal. Os servidores reivindicam não apenas aumento salarial, mas também melhorias nas condições de trabalho, especialmente diante das mudanças propostas pela Instrução Normativa 24 (IN24).

Impacto nos serviços

A greve afetará tanto os serviços presenciais nas agências quanto aqueles realizados de forma remota. Entre os serviços essenciais que podem ser comprometidos estão a análise e concessão de benefícios como aposentadorias, pensões, salário maternidade. Além de auxílio reclusão, Benefício de Prestação Continuada (BCP), reabilitação profissional, correção de cadastro, análise de recursos e revisões.

Mobilização e organização

Para coordenar a greve, instalou-se um comando de greve que já iniciou mobilizações. No primeiro dia de paralisação, os servidores realizarão uma concentração a partir das 8h em frente à Gerência Executiva do INSS em João Pessoa.

Sensibilização e apoio

Desde sexta-feira, 12 de julho, dirigentes sindicais têm visitado as Agências da Previdência Social (APS) em todo o estado, buscando sensibilizar os trabalhadores a aderirem ao movimento. Sérgio Fonseca, diretor do SindsprevPB e do comando de greve, enfatizou a necessidade de valorização dos servidores e de condições adequadas de trabalho para melhor atender à população.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *