O Brasil começou a última semana da fase classificatória da Liga das Nações masculina de vôlei com uma vitória emocionante de virada. Nesta terça-feira, a seleção brasileira superou a Holanda por 3 sets a 1 em Manila, nas Filipinas. As parciais foram 24/26, 25/23, 31/29 e 25/20. Darlan se destacou ao ofuscar Nimir, o maior pontuador da competição.

Destaques da partida

Nimir, capitão holandês, foi o maior pontuador da partida, marcando 38 pontos e assumindo a liderança no ranking de pontuadores da Liga das Nações. Pelo Brasil, Darlan brilhou com 26 pontos. O técnico Bernardinho destacou o desempenho do time, especialmente a evolução de Darlan após o segundo set. Ele também ressaltou a necessidade de melhorar o sistema defensivo contra um jogador de alto nível como Nimir.

“Fizemos uma boa semana de treinos, mas ainda não conseguimos converter tudo que a gente treinou no jogo. O time foi melhorando durante a partida, o Darlan cresceu muito depois do segundo set, teve um percentual alto no ataque, voltou a sacar melhor. Os centrais foram muito bem. Tivemos dificuldade com o Nimir, que é um jogador de altíssimo nível, mas poderíamos ter trabalhado melhor o nosso sistema defensivo. Agora temos que crescer durante a semana e ter mais consistência”, disse Bernardinho.

Brasil na zona de classificação

Com esta vitória, o Brasil acumula seis vitórias em nove jogos na Liga das Nações, mantendo-se na zona de classificação para a fase final. A seleção subiu para a terceira posição, com 19 pontos, mas pode ser ultrapassada ainda nesta terça pelo Japão, que enfrenta o Canadá. França e Polônia também têm chances de recuperar a posição na quarta-feira, dia de descanso para os brasileiros.

Próximos desafios

Os comandados de Bernardinho voltam à quadra de Manila na quinta-feira, às 8h (horário de Brasília), para enfrentar os Estados Unidos. Canadá e França são os últimos adversários do Brasil na fase classificatória da Liga das Nações.

Detalhes do jogo

Primeiro Set

O início do jogo foi equilibrado. Os principais atacantes do Brasil demoraram a entrar no ritmo, e o meio de rede foi a saída para a seleção brasileira, com cinco pontos de Flávio e quatro de Lucão. A Holanda contou com a força de Nimir, que marcou 11 pontos só na primeira parcial, garantindo a vitória holandesa por 26 a 24.

Reação de Darlan

No segundo set, Darlan brilhou, anotando 10 pontos e puxando a reação brasileira. Apesar dos sete pontos de Nimir, a Holanda não conseguiu manter a vantagem. Lucão fechou o set para o Brasil: 25 a 23.

Erros Holandeses

A vitória no terceiro set veio graças aos erros dos adversários. A Holanda cedeu 10 pontos apenas no saque. Mesmo com mais 12 pontos de Nimir, o set foi decidido pela precisão brasileira, com um bloqueio de Flávio encerrando a parcial em 31 a 29.

Decisão no Quarto Set

No quarto set, a Holanda continuou errando, e o Brasil aproveitou para abrir vantagem. Darlan manteve o ritmo com sete acertos, e seu irmão Alan o substituiu para fechar a partida com 25 a 20.

Formato da Liga

A Liga das Nações possui 16 seleções divididas em dois grupos. Cada equipe joga 12 vezes na fase inicial, enfrentando adversários de diferentes níveis de classificação. As sete melhores equipes, além do país sede das finais (Polônia), avançam para a última fase. As finais acontecem entre 27 e 30 de junho em formato mata-mata.

Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Japão, Polônia, Canadá e França já garantiram vaga para Paris, restando ainda cinco vagas a serem definidas pelo ranking mundial. As equipes participantes da VNL 2024 incluem Alemanha, Argentina, Brasil, Bulgária, Canadá, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França, Irã, Itália, Japão, Países Baixos, Polônia, Sérvia e Turquia.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Explore a Shopee e encontre o que deseja com preços especiais. Confira as ofertas!