Lixo epsacial
Câmera da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), localizada em Juazeiro do Norte, registrou a passagem do lixo espacial — Foto: Guilherme Lucena/ Bramon

Um objeto luminoso cruzou o céu do Ceará e de outros estados do Nordeste na noite desta sexta-feira (21) e impressionou moradores de Iguatu, Boa Viagem, Juazeiro do Norte e outros municípios de onde viram o fenômeno.

Uma câmera da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), localizada em Juazeiro do Norte, registrou a passagem. O objeto seria um lixo espacial na madrugada deste sábado (22). 

Conforme o astrônomo Lauriston Trindade, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o fenômeno que chamou a atenção dos moradores do Ceará trata-se da reentrada de um satélite desativado da Starlink.

“Ele já tinha previsão de reentrada e a gente acabou avistando esse espetáculo. Esse avistamento de reentrada estava a aproximadamente 80 quilômetros de altitude e a uma velocidade aproximada de sete quilômetros por segundo”, explicou Lauriston Trindade.

Apesar de impressionar, o fenômeno não traz riscos às pessoas, pois o lixo espacial se fragmenta antes de tocar o solo.

“Os satélites são fabricados com material que se desintegra na atmosfera. Geralmente são ligas de metais muito leves, que com o aquecimento acabam derretendo e se fragmentando, não existindo perspectiva de sobrar nenhum material até o solo, sendo totalmente consumido”, explicou o astrônomo.

Conforme apontou a análise da Bramon, durante a trajetória o satélite passou pelo Maranhão, Piauí, Ceará e Pernambuco.

Mapa onde o satélite passou
Satélite passou por quatro estados brasileiros. — Foto: Bramon/ Arquivo pessoal

G1 CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *