Mapa

Após onda de calor, país se prepara para fortes tempestades

Blog Brasil Geral

Uma onda de calor intenso foi registrado na quinta-feira, 16 de novembro. Grande parte do Brasil está agora sob alerta de “perigo potencial” para tempestades, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta abrange sete estados e o Distrito Federal: São Paulo, Minas Gerais (especificamente no Triângulo Mineiro e faixa oeste e sul), Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná.

Prevê-se que os temporais, inicialmente concentrados no Sul, se intensifiquem e se espalhem para outras regiões do país ao longo desta sexta-feira (17) e durante o fim de semana.

Os estados do RS e SC, que já enfrentaram elevados acumulados de chuva nos últimos dias, agora estão sob um alerta de “grande perigo”. Isso devido às tempestades. Em Santa Catarina, a Defesa Civil emitiu um aviso de risco de alagamentos e deslizamentos devido aos temporais.

O meteorologista Bruno Bainy, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, explicou que o ar seco dos últimos dias contribuiu para a estabilidade do tempo e o aumento significativo das temperaturas.

A quarta onda de calor deste ano atribui as marcas recordes nos termômetros na última semana.

Um El Niño considerado atípico e os efeitos do aquecimento global intensificaram este fenômeno, embora comum na aproximação do verão.

Enfim, com a entrada gradual de umidade no país, espera-se o desenvolvimento de um sistema propício para a formação de tempestades.

Portanto, a população deve ficar atenta aos alertas e recomendações das autoridades locais.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *