Uma embarcação carregada com pás de torres eólicas colidiu com um dos pilares centrais da Ponte Newton Navarro, que liga a Zona Leste à Zona Norte de Natal, na tarde desta terça-feira, 22 de julho. Um vídeo registrou o momento do impacto, que produziu um barulho alto, de acordo com pescadores locais. Em seguida, a embarcação conseguiu se desvencilhar do pilar e prosseguir para o outro lado da ponte.

Inspeção Inicial e Ações Administrativas

Após o acidente, a Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Norte realizou uma inspeção preliminar e identificou “uma pequena avaria em placas metálicas que revestem a estrutura de concreto”. A pasta informou que abriu um procedimento administrativo para a continuidade das avaliações técnicas e para seguir eventuais orientações da autoridade marítima.

O Comando do 3º Distrito Naval, da Marinha do Brasil, enviou uma equipe ao local para verificar possíveis danos ambientais e aspectos de segurança da navegação. Segundo a Marinha, não houve vítimas nem indícios de poluição hídrica no incidente. A embarcação envolvida no incidente era um dispositivo de reboque de 500 metros de comprimento, conduzido por um rebocador e uma balsa. Ela saiu de Pecém (CE) com destino a Rio Grande (RS), mas entrou no Porto de Natal devido a condições climáticas adversas.

Relatos de Pescadores e Medidas de Segurança

O pescador Luiz Antônio de Sousa testemunhou a colisão e explicou que os “rebocadores” tiveram dificuldades para manter o controle da embarcação. “A gente percebeu que alguma coisa ia acontecer de errado, porque o maquinário já vinha sofrendo com a força do vento, e chegando próximo à ponte, a gente ficou assustado e prevendo que ia acontecer alguma coisa de errado”, relatou. Sousa acrescentou que os rebocadores retiraram a embarcação rapidamente após a colisão, mas o impacto foi assustador.

A Ponte Newton Navarro, inaugurada em novembro de 2007, é o principal ponto de acesso entre as zonas Leste e Norte de Natal. Ela possui 55 metros de altura em seu vão central e aproximadamente 1,8 quilômetros de extensão, com 400 metros sustentados por cabos de aço presos a dois mastros de 103 metros de altura cada.

Defensas da Ponte Newton Navarro e Investimentos Fututos

Em 10 de julho, o governo do Rio Grande do Norte anunciou que o Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, garantiu a construção das defensas dos pilares centrais da Ponte Newton Navarro após uma reunião com a governadora Fátima Bezerra.

Após o incidente, a Secretaria de Infraestrutura informou que os recursos para as defensas dos pilares serão repassados ao Dnit. Essas proteções estão ausentes desde a inauguração da ponte, em 2007. Segundo a Seinfra, os projetos básicos estão prontos, e a próxima fase é o desenvolvimento dos projetos executivos e a posterior contratação das obras.

Inquérito e Avaliações Futuras

O 3º Distrito Naval informou que vai instaurar um inquérito administrativo para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido. Com isso, espera-se não só compreender o que levou ao acidente, mas também implementar medidas para evitar que incidentes semelhantes ocorram no futuro. A chegada do Ministro de Portos e Aeroportos em agosto para anunciar oficialmente os investimentos é aguardada com expectativa pela comunidade e pelas autoridades locais.

Blog do Halder

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