Passageiro sendo retirado do avião.

Passageiro falece após pouso emergencial em Natal

Blog Nordeste Rio Grande do Norte

Na noite desta quinta-feira, 7 de março, um voo que partiu de Buenos Aires, com destino a Madri, precisou realizar um pouso emergencial em Natal. O motivo foi uma grave emergência médica envolvendo um dos passageiros, um homem espanhol de 72 anos, que infelizmente veio a falecer.

O avião, um Boeing 787 Dreamliner, solicitou o pouso em Natal após a ocorrência da emergência de saúde a bordo. O desembarque ocorreu por volta das 19h, conforme relatado pela Zurich Airport Brasil, administradora do aeroporto potiguara.

O coordenador do SAMU em Natal, Cláudio Macêdo, revelou que, infortunadamente, o terminal não dispunha de um médico no momento da emergência. Quem acionou o SAMU Rio Grande do Norte, mas suas unidades de terapia intensiva móveis estavam ocupadas com outras ocorrências, levou o aeroporto a solicitar assistência ao SAMU Natal.

“O aeroporto deveria ter uma unidade de suporte avançado no local, mas não havia médico disponível na quinta-feira”, afirmou Macêdo.

Voo que seguia de Buenos Aires para Madri pousa então em Natal durante emergência médica — Foto: Flight Radar/Reprodução

Esforços de socorro

A Zurich Airport Brasil esclareceu que não há regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que exija a presença de médicos 24 horas no Aeroporto Internacional de Natal.

Apesar dos esforços da equipe de socorro do aeroporto, que incluíam uma ambulância posicionada no pátio, os procedimentos de reanimação não tiveram sucesso.

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou que encaminharam o corpo do passageiro para o Serviço de Verificação de Óbitos em Natal. No entanto, a identidade do homem não foi divulgada até o momento.

O incidente reforça a importância de uma resposta eficaz em situações de emergência médica durante voos e destaca a necessidade de protocolos claros para lidar com tais eventos, tanto por parte das companhias aéreas quanto dos aeroportos.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *