Domo de Ferro de Israel abate 50 foguetes do Hezbollah; escalada de ataques preocupa autoridades — Foto: Jalaa Marey/AFP

O Hezbollah, movimento xiita libanês integrante do Eixo da Resistência, lançou nesta quarta-feira o seu primeiro míssil contra a cidade israelense de Tel Aviv, a mais de 100 km da fronteira com o Líbano. Conforme um porta-voz do braço armado do grupo anunciou, o projétil disparado se tratava de um míssil Qader 1, de fabricação iraniana — um importante elemento em seu poderoso sistema de ataque aéreo.

Qader 1

Qader 1 é uma arma desenvolvida pelo programa de mísseis iraniano, um dos mais ativos fora dos principais centros bélicos do mundo. Com alcance operacional estimado em até 300 km, conforme as análises mais recentes, o armamento tem um médio alcance. A quantidade de carga explosiva que ele é capaz de transportar é uma incógnita. Sendo assim, as estimativas variam de 200 kg a 800 kg, a depender da fonte consultada.

Originalmente projetado como um míssil anti-naval, destinado a abater as capacidades da Marinha inimiga, o Qader 1 também é utilizado para atingir superfícies terrestres. Um exemplo foi o caso do ataque desta quarta (25), que o Hezbollah disse ter tentado atingir uma base do Mossad. O Mossad é um serviço secreto de Israel. Ele pode ser disparado a partir de bases de lançamento em terra ou mar.

Míssil de cruzeiro

Por se tratar de um míssil de cruzeiro, o Qader 1 conta com um sistema de navegação autônoma, tornando-o manejável após o momento do disparo. Isso permite uma maior precisão no ataque, bem como oferece uma dificuldade complementar ao sistema de defesa inimigo — ao contrário de foguetes e mísseis balísticos, o projétil não faz uma trajetória em arco, podendo voar em linha reta.

“O míssil Qader pode voar a uma altura de menos de 15 metros e tem a capacidade de detectar, rastrear e destruir alvos em um raio de 300 quilômetros. Ele se projeta de sistemas de lançadores costeiros, sistemas de lançadores baseados no mar, como vários navios, e sistemas baseados no ar, como helicópteros. Essa versatilidade é uma das vantagens do míssil Qader em atingir alvos efetivamente”, diz uma nota publicada pela agência de notícias iraniana Iran Press no ano passado.

Embora seja um artigo moderno e com capacidade para virtualmente atingir qualquer parte habitada de Israel, o Qader 1 não é o único artefato no arsenal do Hezbollah que representa risco ao inimigo.

Relatório

Um relatório elaborado no começo do ano pelo Instituto de Contraterrorismo da Universidade Reichman com mais de 100 especialistas, militares e integrantes do governo, estimou que o movimento libanês tem capacidade para lançar até 3 mil projéteis por dia contra Israel ao longo de pelo menos três semanas. Dessa maneira, tem um arsenal fixo de 120 mil a 200 mil mísseis e foguetes. Portanto, a maioria fornecida pelo Irã e com capacidade de reabastecimento por meio da Síria.

Entre os itens disponíveis no arsenal do Hezbollah estão mísseis balísticos Zelal 1 e 2 e Scud. As informações são de um relatório do Missile Defense Project, do Centro para Estudos Internacionais e Estratégicos (CSIS, na sigla em inglês). O CSIS tem sede em Washington. Na terça-feira, o movimento disse ter disparado pela primeira vez o foguete Fadi 3 contra uma base militar israelense.

Também contam com mísseis guiados de precisão. Essas armas podem atingir profundamente o território israelense, como o Yakhont e o Fateh-110, com alcance, respectivamente, de 300 km e 500 km. Portanto, suficiente para alcançar a maior parte do território israelense, incluindo o Aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv, e portos distantes.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Explore a Shopee e encontre o que deseja com preços especiais. Confira as ofertas!