O transporte de um transformador de usina eólica deixou o trânsito lento na manhã deste sábado, na BR-101. Curiosas com a passagem do equipamento, pessoas pararam às margens da rodovia para ver o esquema de transporte montado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que tomou todas as faixas da pista no sentido Norte.
O transformador tem 250 toneladas, 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. Para transportá-lo estão sendo utilizados três caminhões e dois semirreboques, além da base que leva o equipamento. A estrutura completa tem 113,7 metros de comprimento e pesa 600 toneladas.

A operação começou por volta da 6h, no KM 94 da BR-101, no Cabo de Santo Agostinho. A primeira parte do transporte está prevista para ser concluída às 17h deste sábado, no KM 53. No domingo (16), a operação recomeça às 6h, saindo de Paulista, até a Paraíba, de acordo com a PRF.
Devido à estrutura da carga, o conjunto de veículos está viajando numa velocidade média de sete quilômetros por hora e precisa de escolta da PRF, com 12 carros e oito motos para bloquear e liberar o trafego na rodovia.
O destino final é um parque eólico localizada no município de Nova Palmeira, na região do Seridó paraibano. Por causa da baixa velocidade que a carga está sendo transportada, a PRF montou antecipadamente pontos de desvio ao longo da BR-101.
Transformador de usina eólica
O transformador de uma usina eólica é um componente essencial no processo de geração e distribuição de energia elétrica. Sua principal função é ajustar a tensão da eletricidade gerada pelos aerogeradores para que possa ser transportada de forma eficiente.
Como funciona o transformador em uma usina eólica?
Cada aerogerador gera eletricidade em uma tensão relativamente baixa, geralmente entre 400V e 690V. No entanto, para minimizar perdas na transmissão, essa tensão precisa se elevar. Para isso, utilizam um transformador elevador logo após a geração, aumentando a tensão para níveis compatíveis com as redes de distribuição, que podem variar de 13,8 kV a 34,5 kV.
Blog do Halder com informações do G1