No mês de setembro foram vendidos 17.779 veículos seminovos e usados na Paraíba, o que representa um aumento de 3,8% em relação a agosto e uma alta de 23% em comparação ao mesmo período de 2023, segundo dados divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
No acumulado de 2024, o mercado paraibano registra um avanço de 18%. Entre os estados do Nordeste, apenas a Paraíba e o Maranhão obtiveram crescimento no mês em análise. Ao Pauta Real, o presidente do Sindicato dos Lojistas de Veículos Seminovos da Paraíba, Fábio Santana, comentou sobre o comportamento do mercado de veículos usados no estado.
“A gente vê que entre agosto e setembro houve uma estagnação, um leve acréscimo nas vendas. Acreditamos que na reta final do ano vai ter um incremento maior. As eleições atrapalharam um pouco o comércio, com muita gente envolvida, principalmente no interior, deixando a compra de carro em segundo plano. Mas, em comparação com o ano passado, percebemos que o acréscimo é bem considerável, ou seja, o mercado desse ano reagiu”, avaliou.
Com a aproximação do fim do ano, as expectativas do setor permanecem otimistas, apostando em um impulso nas vendas, especialmente após o período eleitoral. A projeção nacional é atingir 15 milhões de veículos vendidos neste ano de 2024. A Paraíba segue como um dos destaques na região Nordeste, atraindo cada vez mais consumidores para o mercado de usados. Fábio atribui o otimismo ao fato do poder de compra do consumidor ter sido retomado provocando a recuperação do segmento.
Os mais vendidos – Quando avaliados os modelos preferidos dos paraibanos no segmento automóvel, os mais vendidos foram Gol, Celta e Uno. Completam a lista dos cinco mais comercializados Onix, Palio de HB20. No total, foram vendidos 9.098 carros na Paraíba no mês de setembro. Já entre as motos foram 6.720 veículos vendidos, com destaque para Honda CG150, Honda NXR150 e Honda POP 100.
Busca referências proporciona compra segura – Para garantir a segurança da compra, Fábio Santana recomenda buscar referências junto a amigos e familiares antes de escolher o local e o modelo que irá comprar.
“O ideal é buscar referências. Pergunte a amigos ou parentes que tiveram boas experiências. Caso não conheça alguém, pesquise sobre a loja na internet. Hoje é fácil consultar informações nos meios digitais. Além disso, é importante procurar lojas filiadas ao CEVEP (Clube dos Empreendedores de Veículos do Estado da Paraíba), pois só quem tem mais de dois anos de CNPJ pode se credenciar. Também fazemos uma pesquisa prévia com gerentes de bancos para garantir que essas lojas não tenham histórico de fraudes”, explicou.
Cenário nacional – O relatório mostrou que, no país, as vendas acumuladas em 2024 chegaram a 11.582.395 de veículos, um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2023 (10.627.886). No mês de setembro, o total de vendas recuou 5,9% em relação a agosto, mas, mesmo com um dia útil a menos, a média diária de vendas permaneceu em 64 mil veículos (aumento de 8,1% sobre setembro de 2023). Em comparação com setembro de 2023, o total de vendas cresceu 13,5%, totalizando 1.343.999 unidades no mês.
Segundo o presidente da entidade, Enilson Sales, “tivemos um primeiro turno nas eleições municipais e em muitas localidades ainda teremos o segundo turno, o que pode trazer variações nos números de outubro. Mas, como sempre assinalamos, os últimos meses do ano sempre são melhores para o comércio com a injeção de recursos como o 13º e as promoções de vendas. Com isso, esperamos alcançar esses números em vendas”.