Crianças de João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba, viveram uma experiência de gente grande nas eleições municipais 2024. Uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) permitiu que os pequenos participassem do processo eleitoral votando em candidatos fictícios como “amor”, “respeito” e “generosidade”, com direito a título de eleitor e urna eletrônica.
O projeto “Eleitores do Amanhã” é realizado pelo TRE-PB para apresentar o processo eleitoral a crianças em locais de votação na Paraíba. Assim como os adultos, a garotada tem a oportunidade de entrar na seção, ganham um “título de eleitor” e efetuam o voto em uma urna eletrônica.
“A ação tem o objetivo de semear valores democráticos, plantar sementes para novas gerações”, explicou a presidente do TRE-PB e idealizadora do projeto, desembargadora Agamenilde Dias.
No último dia 6 de outubro, primeiro turno das Eleições 2024, mais de 700 meninas e meninos que acompanharam os pais em seções eleitorais votaram em uma urna eletrônica, em João Pessoa. Eles votaram, para vereador, nos candidatos alegria, amor e paz. Para o cargo de prefeito, as opções eram: respeito, generosidade e honestidade.
Já no segundo turno, a iniciativa aconteceu nas duas cidades paraibanas que escolheram seus prefeitos neste domingo, 27 de outubro, João Pessoa e Campina Grande. Entre os candidato a prefeito na brincadeira estavam amor, honestidade, paz e respeito. Cada criança escolheu e votou no melhor para sua cidade.
Segundo Daniele Amaral, servidora do TRE-PB, a votação das crianças foi encerrada no mesmo horário da votação oficial, às 17h. Boletins de urna foram emitidos e o resultado foi divulgado nas redes sociais do tribunal.
“É um projeto pioneiro. Estamos trazendo cidadania aos pequenos, eles estão bastante empolgados e mais empolgados que eles estão os pais, que mesmo votando em outros lugares trouxeram as crianças para votar”, explicou.
A votação no segundo turno das eleições municipais 2024 em João Pessoa e Campina Grande foi tranquila, sem maiores intercorrências e filas. Mas no caso da seção para votação infantil, os pequenos fizeram fila e só saíram do local de votação quando exerceram o direito de cidadão.
Ao fim da apuração, o TRE-PB atestou que o candidato “amor” foi eleito com a maioria dos votos mirins tanto em João Pessoa quanto em Campina Grande. Um exercício de cidadania que estimula os pequenos a projetar um futuro melhor