Era só mais uma tarde normal para Leandro Relli, motociclista que diariamente passa pela orla de Vila Velha, na Grande Vitória (ES). Ele que costumava registrar o cenário com a câmera do celular foi multado pela prática. O caso viralizou nas redes sociais, gerando debates sobre a interpretação da lei e a fiscalização do trânsito.
O personal trainer de 31 anos se diz indignado após receber uma multa por ter tirado uma foto da paisagem. Isso enquanto aguardava em um sinal vermelho.
Conforme ele, a infração, descrita como “condutor aparentemente tirando foto da paisagem, esperando o sinal abrir”, o surpreendeu, já que a prática é comum entre os condutores.
Ele relata que costuma parar nos semáforos da orla da cidade para apreciar a vista e registrar o momento com fotos. No entanto, ao receber a notificação de multa, ele ficou perplexo.
“Achei que fosse uma brincadeira. Eu estava parado no sinal, tirei uma foto rápida e guardei o celular. Não entendo como pode considerar isso uma infração”, afirma o motociclista.
A multa, no valor de R$ 293,47, trouxe o debate acerca do questionamento do motociclista, sobre a interpretação da lei neste caso específico, traz o argumento de que ele não estava em movimento e que a foto foi tirada de forma rápida e segura.
Ao contrário do que Leandro e muitas pessoas pensam, a legislação brasileira, no artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, proíbe o uso de dispositivos eletrônicos ao volante.