
A BYD segue firme na estratégia de registrar novidades no Brasil e criar expectativa em torno de possíveis lançamentos. Atualmente a bola da vez é o sedã médio Qin L. Este modelo foi apresentado na China em 2024 e acaba de ter seu desenho patenteado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O modelo usa a quinta geração do conhecido sistema híbrido plug-in DM-i da marca. O modelo chama atenção pela autonomia proporcionada — mais de 2.100 km pelo ciclo NEDC.
Em testes reais, há registros de alcances ainda maiores, de 2.300 km e até 2.500 km. Para conseguir tal feito, o três volume combina um motor 1.5 a gasolina com um propulsor elétrico. Isso gera potência combinada de 163 cv e torque de 21,4 kgfm. A eficiência térmica é de 46,06% e tem reflexos diretos no consumo. Dados oficiais indicam média de 34,5 km/l. Por outro lado, medições independentes revelam até 55,5 km/l.
O conjunto tem ainda tanque de combustível de 65 litros e bateria LFP (fosfato de ferro de lítio) de 10 kWh. Além do Qin L, o DM-i de quinta geração é usado dentro da BYD pelo Seal 06 e, logo mais, será adotado por mais modelos.
Design e dimensões
O Qin L tem desenho baseado na filosofia Dragon Face da marca e faz parte de linha de modelos Dynasty. É a mesma linha de carros conhecidos como Han, Tan, Song e Yuan. A dianteira exibe faixas de LED logo acima dos faróis, conhecidos como “bigodes de dragão”. Além disso, possui para-choque com detalhes cromados pontilhados. Nas laterais, destaque para o design fastback e maçanetas tradicionais nas portas. Na traseira, as lanternas ocupam toda a largura do carro e o logotipo BYD é iluminado.
Ao todo, o sedã mede 4,83 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,49 m de altura. A distância entre eixos é de 2,79 m. A suspensão é do tipo MacPherson na dianteira e independente E-type four-link na traseira.
Painel e equipamentos

Por dentro, o Qin L DM-i tem painel inspirado em “pinturas de paisagens chinesas”. A lista de equipamentos inclui painel de instrumentos com tela de 8,8 polegadas. Além disso, possui sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque giratória de 15,6 polegadas. O carro conta com sistema de controle de voz inteligente, chave NFC para celular e outros. No quesito segurança, destaque para o sistema de assistência à direção DiPilot L2.
O registro do sedã, por si só, não é garantia de lançamento imediato no Brasil. No entanto, desde já revela o interesse da BYD em resguardar os direitos sobre o modelo no mercado nacional. Por aqui, o três volumes poderia ficar posicionado acima do King. Assim, atuaria como opção mais barata ao Seal.