Barra de Cotações
📅 Última atualização: sex., 18.07.25 – 17h25
💵 Dólar: R$ 5,587 ↗ (0,73%) | 💶 Euro: R$ 6,494 ↗ (0,94%) | 💷 Libra: R$ 7,494 ↗ (0,53%) | 🪙 Bitcoin: R$ 655.301,52 ↘ (1,03) | ⛓️ Ethereum: R$ 19.669,58 ↗ (1,92%) | 🌕 Litecoin: R$ 567,79 ↗ (0,77%) | 🚀 Solana: R$ 984,93 ↗ (2,92%) 💵 Dólar: R$ 5,587 ↗ (0,73%) | 💶 Euro: R$ 6,494 ↘ (0,94%) | 💷 Libra: R$ 7,494 ↗ (0,53%) | 🪙 Bitcoin: R$ 655.301,52 ↘ (1,03%) | ⛓️ Ethereum: R$ 19.669,58 ↗ (1,92%) | 🌕 Litecoin: R$ 567,79 ↗ (0,77%) | 🚀 Solana: R$ 984,93 ↗ (2,92%)
BYD Qin L PHEV faz parte da família Dynasty
BYD Qin L PHEV faz parte da família Dynasty — Foto: BYD/Divulgação

A BYD segue firme na estratégia de registrar novidades no Brasil e criar expectativa em torno de possíveis lançamentos. Atualmente a bola da vez é o sedã médio Qin L. Este modelo foi apresentado na China em 2024 e acaba de ter seu desenho patenteado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O modelo usa a quinta geração do conhecido sistema híbrido plug-in DM-i da marca. O modelo chama atenção pela autonomia proporcionada — mais de 2.100 km pelo ciclo NEDC.

Em testes reais, há registros de alcances ainda maiores, de 2.300 km e até 2.500 km. Para conseguir tal feito, o três volume combina um motor 1.5 a gasolina com um propulsor elétrico. Isso gera potência combinada de 163 cv e torque de 21,4 kgfm. A eficiência térmica é de 46,06% e tem reflexos diretos no consumo. Dados oficiais indicam média de 34,5 km/l. Por outro lado, medições independentes revelam até 55,5 km/l.

O conjunto tem ainda tanque de combustível de 65 litros e bateria LFP (fosfato de ferro de lítio) de 10 kWh. Além do Qin L, o DM-i de quinta geração é usado dentro da BYD pelo Seal 06 e, logo mais, será adotado por mais modelos.

Design e dimensões       

Qin L tem desenho baseado na filosofia Dragon Face da marca e faz parte de linha de modelos Dynasty. É a mesma linha de carros conhecidos como HanTanSong e Yuan. A dianteira exibe faixas de LED logo acima dos faróis, conhecidos como “bigodes de dragão”. Além disso, possui para-choque com detalhes cromados pontilhados. Nas laterais, destaque para o design fastback e maçanetas tradicionais nas portas. Na traseira, as lanternas ocupam toda a largura do carro e o logotipo BYD é iluminado.

Ao todo, o sedã mede 4,83 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,49 m de altura. A distância entre eixos é de 2,79 m. A suspensão é do tipo MacPherson na dianteira e independente E-type four-link na traseira.

Painel e equipamentos

BYD Qin L
BYD Qin L tem multimídia giratória de 15,6 polegadas — Foto: BYD/Divulgação

Por dentro, o Qin L DM-i tem painel inspirado em “pinturas de paisagens chinesas”. A lista de equipamentos inclui painel de instrumentos com tela de 8,8 polegadas. Além disso, possui sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque giratória de 15,6 polegadas. O carro conta com sistema de controle de voz inteligente, chave NFC para celular e outros. No quesito segurança, destaque para o sistema de assistência à direção DiPilot L2.

O registro do sedã, por si só, não é garantia de lançamento imediato no Brasil. No entanto, desde já revela o interesse da BYD em resguardar os direitos sobre o modelo no mercado nacional. Por aqui, o três volumes poderia ficar posicionado acima do King. Assim, atuaria como opção mais barata ao Seal.

Autoesporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *