
Após o fim da primeira Copa do Mundo de Clubes, a Fifa já garantiu que terá uma próxima edição. No entanto, não confirmou quando e onde será. De acordo com o jornal The Guardian, da Inglaterra, a entidade recebe pressão do Real Madrid. O clube quer que o evento aconteça a cada dois anos.
O clube espanhol foi um grande sucesso comercial da competição. Foi responsável pela venda de 25% dos ingressos e teve a maior média de público do torneio. Segundo a publicação, o Real teria levantado a possibilidade de Mundial bienal. Isso não seria cogitado pela Fifa. Gianni Infantino considera que a Copa do Mundo a cada dois anos seria um exagero. Apesar disso, ele pensa em outras expansões, como o aumento do número de clubes.
Existe a possibilidade de, na próxima edição em 2029, a competição contar com 48 clubes. Isso seria ao invés dos 32 envolvidos este ano. Em recente discurso, o presidente da Fifa citou clubes. Ele mencionou Arsenal, Liverpool, Manchester United, Tottenham, Barcelona, Napoli e Milan. Gianni Infantino gostaria de vê-los na próxima Copa do Mundo de Clubes.
Próxima Copa
Por enquanto, o Paris Saint-Germain é o único time europeu garantido na próxima edição da Copa de Clubes. Isso ocorre porque venceu a Liga dos Campeões 2024/25. O Chelsea, atual campeão mundial, não tem vaga garantida. Ele terá que disputar um dos lugares disponíveis para equipes europeias e da Inglaterra.
O local de disputa também está em aberto. De acordo com o The Guardian, o Catar se candidatou para receber a próxima edição da Copa do Mundo de Clubes. No entanto, a Fifa preferiria uma realização conjunta. Algo como a dos próximos mundiais de seleções (Canadá, EUA e México em 2026 e Marrocos, Espanha e Portugal em 2030).
Eleito presidente da CBF há dois meses, Samir Xaud se reuniu com Infantino ainda em junho. Na ocasião, ele expressou satisfação com o torneio e interesse de o Brasil ser sede em 2029. A ideia é aproveitar a estrutura da Copa do Mundo feminina de 2027 para o Mundial de Clubes.