
A moradora de Imperatriz, Maria Arcanja Robeiro, completou 110 anos na última segunda-feira, 18 de agosto. Ela celebrou com uma festa no Lar São Francisco, instituição que acolhe idosos na cidade localizada a 632 km de São Luís.
Dona Maria superou em décadas a expectativa de vida do brasileiro, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 74,6 anos. A celebração contou com a presença da filha, Lourença, de 75 anos, que também vive no abrigo, além de companheiros da casa e cuidadores.
Conhecida carinhosamente como “vovó Arcanja” por ser a idosa mais velha do local, ela enfrenta os efeitos naturais do envelhecimento, como lapsos de memória. Ainda assim, interage em momentos de lucidez com visitantes e a equipe multiprofissional. Mãe e filha vivem no Lar São Francisco há três anos.
De acordo com o último Censo Demográfico do IBGE, o Maranhão possui 2.471 pessoas com 100 anos ou mais. Em Imperatriz, 62 idosos fazem parte dessa população centenária.
No cenário nacional, o homem mais velho do mundo também é brasileiro: João Marinho Neto, nascido em 5 de outubro de 1912 em Maranguape. Ele mora atualmente em Apuiarés, no interior do Ceará, município com cerca de 13 mil habitantes.
O Lar São Francisco, onde vive dona Maria, acolhe atualmente 32 idosos. A instituição depende de doações e serviços voluntários para manter suas atividades e custear despesas.