
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nesta quarta-feira, 10 de setembro, uma aeronave bimotor que entrou de forma não autorizada no espaço aéreo nacional, vinda da Venezuela. Assim sendo, a ação se coordenou pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) em parceria com a Polícia Federal (PF). Ela terminou com a apreensão de aproximadamente 380 quilos de skunk no Amazonas.
O avião bimotor a pistão, modelo Beechcraft 58 Baron e matrícula PR-DCS, se detectou pelos radares brasileiros por volta das 9h (horário de Brasília). Conforme dados da ANAC, a aeronave pertence a uma clínica médica de Curitiba (PR).
Caças Embraer A-29 Super Tucano da FAB foram acionados para executar os protocolos de policiamento do espaço aéreo. Eles realizaram reconhecimento visual, interrogação e ordem de mudança de rota. O piloto desobedeceu às determinações da Defesa Aérea. Ainda assim, ele voou em baixa altitude próximo à copa das árvores e arremessou a aeronave nas águas da represa de Balbina, em Presidente Figueiredo (AM).
Na sequência, equipes da Polícia Federal, transportadas em um helicóptero Bell 412 da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP), realizaram as Medidas de Controle no Solo. Dentro da aeronave, os agentes encontraram cerca de 380 kg de skunk.
A operação faz parte da Ágata Ostium, inserida no Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). Além disso, fortalece a cooperação entre a FAB e os órgãos de segurança pública no combate a ilícitos transnacionais e na defesa da soberania do espaço aéreo brasileiro.