
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em tom descontraído, nesta segunda-feira, 27 de outubro, que o avião do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seria melhor que o dele. Lula mencionou que por isso “penou” mais em sua viagem para a Malásia.
“Ele andou 22 mil km, e eu andei 22 mil km. Ele em um avião melhor que o meu e eu penei mais. A gente veio se encontrar na Malásia, veja o que são as coisas que tem que acontecer. O destino já estava traçado”, disse Lula durante coletiva de imprensa.
A fala ocorreu após o encontro do chefe do Executivo com Trump, na 47ª reunião da cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), em Kuala Lumpur.
“Era na Malásia que a gente tinha que se encontrar para que eu pudesse olhar nos olhos dele e dizer o que eu penso. Ele olhar nos meus olhos e dizer o que pensa. Foi assim que eu tive, ontem na reunião, uma boa impressão de que logo não haverá problema entre os Estados Unidos e o Brasil”, concluiu o petista.
Conforme o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, durante os 50 minutos de conversa, os presidentes discutiram as tarifas impostas aos produtos brasileiros. Também abordaram as sanções da Lei Magnitsky aplicadas a ministros do STF (Superior Tribunal Federal). Além disso, Lula se ofereceu para intermediar a crise entre EUA e Venezuela.