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Como consequência, os sites de notícias perdem audiência – Foto: Shutterstock

O AI Overviews, versão do mecanismo de busca do Google que fornece respostas geradas por inteligência artificial generativa, provoca uma queda de no mínimo 20,6% no tráfego para sites de veículos de notícias. É o que aponta estudo da empresa de análise de dados Authoritas.

O levantamento foi submetido ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) pelas organizações Foxglove, Artigo 19 e Idec (Instituto de Defesa de Consumidores) e pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio.

A queda no tráfego seria decorrente do fenômeno conhecido como “zero clique”.

Busca Google

Na versão tradicional do Google, um usuário faz uma pesquisa e recebe como resposta uma série de links para sites, incluindo veículos de notícias. A partir daí, o usuário escolhe uma opção e clica, gerando tráfego para as páginas.

Com as versões como Modo IA ou AI Overviews, os usuários recebem um texto em resposta à busca. Além disso, alguns links aparecem mais para baixo ou do lado direito da página do buscador. Mas muitas pessoas se satisfazem com o resumo gerado por inteligência artificial e não clicam nos links -o chamado “zero clique”.

Como consequência, os sites de notícias perdem audiência. Se dependem de anúncios, perder usuários diminui a receita publicitária. Se dependem de assinaturas, a queda nos cliques faz com que não sejam descobertos por potenciais novos assinantes.

Segundo o texto submetido ao Cade, as as versões de IA das buscas do Google foram treinadas com dados extraídos de veículos de notícias sem permissão ou remuneração. E os resumos exibidos são gerados a partir da extração de dados desses sites, novamente sem permissão ou compensação.

Resposta do Google

Procurada, a assessoria do Google disse que não iria comentar e então indicou uma postagem no blog oficial da empresa. No texto, uma executiva da empresa afirma que o volume total de cliques orgânicos da busca do Google permaneceu relativamente estável em relação ao ano anterior. Ela afirma também que os cliques de qualidade -aqueles em que o usuário passa mais tempo no site- aumentaram após a adoção da IA nas buscas.

O Google oferece aos sites a opção de pedir que seus dados não sejam usados no treinamento dos modelos de IA. Mas, ao fazer essa opção, os veículos podem ser excluídos dos resultados das buscas. “Considerando que o Google detém 90% do mercado de busca, isso é uma pena de morte”, diz o estudo.

O documento aponta também que respostas usando IA aparecem em 35,3% das buscas de notícias e assuntos atuais no Brasil. Segundo Stella Caram, diretora jurídica da Foxglove, a tendência é piorar. “Na medida em que a implementação do Google AI Overviews avança, cada vez mais resultados vão aparecer nesse modo. Isso empurra mais para baixo da página os links de veículos de notícias”, conforme Caram.

O caso

O levantamento foi submetido ao Cade em 13 de novembro como subsídio para o inquérito que investiga se o Google abusou de sua posição dominante como mecanismo de busca para se beneficiar de conteúdo jornalístico sem remunerar os veículos de imprensa. Esse abuso teria gerado queda no tráfego bem como na receita com anúncios.

O caso no Cade, aberto em 2018, investiga se o Google fazia “scraping” (raspagem) de conteúdo jornalístico. A plataforma estaria exibindo assim trechos de matérias de jornais sem direcionar os internautas aos sites dos veículos que as produziram. Entretanto, na época, não havia IA incorporada à busca.

O estudo também afirma que o Google faz autofavorecimento na busca com IA, uma vez que esses links aparecem mais frequentemente nos resultados. Eles são do YouTube, empresa que pertence à Alphabet, assim como o Google. O autofavorecimento viola regras de concorrência.

Metodologia

Para a pesquisa, a Authoritas compilou cerca de 5.000 palavras e expressões-chave que os consumidores pesquisam em Google.com.br. Essas palavras geram visitas a sites de notícias brasileiros.

Com cada uma dessas, a empresa analisou assim a página de resultados das buscas. Conforme os pesquisadores, o Google se recusa a compartilhar dados detalhados que permitiriam aos veículos avaliarem sozinhos o impacto dos resumos gerados por IA.

“Na ausência desses dados de primeira mão, o estudo da Authoritas adota uma estimativa conservadora do impacto dos resumos de IA no tráfego. Mesmo com essa abordagem cautelosa, os resultados mostram uma clara redução no tráfego. O impacto real deve ser potencialmente ainda maior”, diz o documento.

“É por isso que precisamos do Cade -e de outros reguladores- para agir com urgência e impedir que o Google roube o trabalho de organizações jornalísticas”, diz Caram. Eles devem garantir que os veículos tenham a opção de não permitir que seu trabalho seja ‘raspado’ pela IA. Mas isso não deve removê-los completamente dos resultados de busca.

Impacto

Conforme o estudo, na ausência do modo IA, o link que era o primeiro resultado em uma busca tinha a taxa de clique de 21,4%. Com o AI Overviews, essa taxa cai para 8,93%.

“Isso significa que quando AI Overviews aparece em uma busca, os sites que anteriormente ocupavam o primeiro lugar podem esperar perder 58,3% dos visitantes para essa busca.”

Assim, a partir da análise da penetração do Modo IA e da média de redução de cliques, o estudo estimou a queda no tráfego dos sites.

“Uma redução média de 20,6% no tráfego tem impacto financeiro severo em sites de veículos de notícias. Eles terão de fazer cortes. Isso significa redações esvaziadas e menos jornalistas realizando o trabalho vital de documentar e investigar o mundo. Isso afeta a diversidade de informações disponíveis para o público, limitando a exposição a pontos de vista alternativos e enfraquecendo o debate informado em nossas sociedades já muito polarizadas”, diz o documento.

Notícias ao Minuto

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