
A Nasa vai voltar a enviar astronautas à Lua como parte do programa Artemis. Isso marca a retomada das missões tripuladas ao espaço profundo após mais de 50 anos do fim do programa Apollo.
O próximo passo dessa estratégia é a missão Artemis II, o primeiro voo tripulado do programa. Ela deve testar, em ambiente real, todos os sistemas necessários para levar humanos novamente à órbita lunar. Além disso, no futuro, à superfície do satélite. Além disso, no futuro, a Lua poderá servir de “base” para outras missões de exploração espacial. Por exemplo, como a ida do homem à Marte.
A Artemis II será a primeira missão com astronautas a bordo da cápsula Orion, lançada pelo foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial). Diferentemente da Artemis I, realizada sem tripulação, o objetivo agora é verificar se a espaçonave funciona conforme o planejado quando operada por humanos em condições de espaço profundo. Isso se fará fora da órbita baixa da Terra.
A tripulação será formada por quatro astronautas: Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, da Nasa, e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense. Eles partirão do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e passarão cerca de 10 dias em missão.
A previsão de lançamento é no dia 8 de fevereiro.