Um avião da Spirit Airlines foi atingido por disparos na segunda-feira, 11 de novembro, sobre a capital do Haiti, Porto Príncipe, de acordo com uma fonte diplomática no país. Ainda não está clara a extensão dos danos.
O principal aeroporto internacional do país, o Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, suspendeu temporariamente suas operações, informou a mesma fonte.
A CNN entrou em contato com a Spirit Airlines e a Polícia Nacional do Haiti para obter comentários.
Este é o caso mais recente em que os voos no Haiti são suspensos em decorrência de episódios de violência.
No mês passado, um helicóptero da Organização das Nações Unidas (ONU) também foi atingido por balas enquanto sobrevoava Porto Príncipe. Em um incidente separado em outubro, as gangues atacaram veículos da embaixada dos EUA com disparos, o que levou à retirada de 20 funcionários da embaixada.
No final de fevereiro e início de março, os ataques das gangues no aeroporto obrigaram as companhias aéreas a suspender os voos para o Aeroporto Toussaint Louverture por várias semanas.
Ao menos uma pessoa ficou ferida
Um assistente de voo ficou ferido depois que o avião da Spirit Airlines com destino ao Haiti sofrer danos “compatíveis com disparos”, disse um porta-voz da companhia aérea à CNN.
O voo, que partiu de Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, estava programado para pousar na capital haitiana, Porto Príncipe. Porém desviaram o curso e aterrissou com segurança em Santiago, na República Dominicana, afirmou o porta-voz.
“Não houve feridos entre os passageiros. Retiraram o avião de serviço, e estamos organizando outro voo para retornar nossos passageiros e tripulação a Fort Lauderdale hoje.” A frase entre aspas pertence ao porta-voz da Spirit Airlines. Ele acrescentou que a companhia suspendeu os voos para Porto Príncipe e Cap-Haitien “aguardando uma avaliação adicional”.
O voo da Spirit Airlines, na segunda-feira, desceu a uma altitude de 168 metros sobre o bairro de Tabarre, em Porto Príncipe, logo a leste do Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, antes de ascender rapidamente e sobrevoar a pista, conforme dados revisados pela CNN do FlightRadar24.
Outras companhias aéreas também suspenderam voos para o Haiti após o incidente. A JetBlue cancelou voos para e do Haiti a partir da tarde da segunda-feira até quinta-feira (14), disse um porta-voz. A American Airlines suspendeu o serviço entre o Aeroporto Internacional de Miami e o Aeroporto Internacional Toussaint Louverture até quinta-feira.
A Sunrise Airways, uma companhia aérea comercial com sede no Haiti, informou à CNN que suspendeu os voos por hoje até novo aviso.