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📅 Última atualização: segunda, 16 de junho de 2025 – 09h29
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Concepção gráfica do EL9 com ilustração do fluxo de ar pela asa – Imagem: Divulgação – Electra

A fabricante estadunidense Electra informa que concluiu com sucesso os testes motorizados de túnel de vento para sua aeronave híbrida-elétrica EL9 Ultra Short de nove passageiros. Os testes confirmam que o design de asa soprada (a própria propulsão gerando fluxo de ar na asa) oferece a alta sustentação necessária para decolagens e pousos em distância de apenas 150 pés (46 metros). Isso é 10% da distância normalmente exigida por aeronaves convencionais do mesmo tamanho.

Utilizando um modelo em escala de 20% da asa do EL9, os testes demonstraram coeficientes de sustentação superiores a 20. Isso significa sete vezes maiores que a faixa típica de 2,5 a 3 de asas não sopradas. Os resultados validam o potencial da sustentação elétrica soprada para aumentar a capacidade de levantamento da asa em baixas velocidades. Desse modo, permitem operações de decolagem e pouso seguras em espaços do tamanho de campos de futebol.

Os testes também confirmam que o perfil de aproximação e pouso do EL9 atende a todos os requisitos de segurança da Parte 23 dos regulamentos da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA). Além disso, atende às margens de estol (perda de sustentação), garantindo manuseio seguro e previsível em velocidades baixas.

Design

A fabricante explica que este design inovador abre portas para uma gama de novas capacidades para operadores comerciais e de defesa. Isso inclui permitir que operadores aéreos conectem comunidades que não possuem infraestrutura de aviação, voem em aeroportos com restrições rígidas de ruído e criem novas oportunidades. Também abrem modelos de negócios para serviços de carga, economizando tempo e complicações significativas para os viajantes.

Também introduz capacidades logísticas totalmente novas para militares. Isso inclui a capacidade de pousar em superfícies não preparadas, melhorar a segurança e reduzir custos. Além de alimentar operações em solo e realizar transporte logístico crítico, reporta a Electra.

“Este é um marco importante na demonstração da capacidade do EL9 de decolar e pousar em espaços nunca antes possíveis para aeronaves de asa fixa”, disse Chris Courtin, Diretor de Desenvolvimento Tecnológico da Electra. “A verificação da eficácia da asa otimizada do EL9 mostra que ele é tanto transformador quanto prático. Esses resultados nos dão alta confiança em nossa capacidade de prever com precisão os impactos da sustentação elétrica soprada na aeronave. Aproxima-nos de tornar realidade nossa visão de Aviação Direta.”

Financiamento

O Exército dos EUA colaborou então com financiamento para os testes através de um contrato de Pesquisa de Inovação em Pequenas Empresas (SBIR). Assim eles exploram o potencial da tecnologia de asa soprada da Electra e de aeronaves híbridas-elétricas de uso dual (militar e civil) para expandir suas capacidades militares.

A empresa está refinando ainda mais o design de sua aeronave de produção EL9 com base nesses resultados e nos testes de voo e demonstrações contínuas da aeronave demonstradora EL2. Assim, avançam no desenvolvimento de um futuro mais silencioso, eficiente e sustentável para a mobilidade aérea regional.

A Electra tem mais de 2.200 pedidos prévios para o EL9 de mais de 50 operadores em todo o mundo. Esses pedidos são avaliados em mais de 10 bilhões de dólares — um dos maiores pipelines de pedidos no setor de Mobilidade Aérea Avançada. Os primeiros voos de teste estão planejados para 2027. Finalmente, a certificação e entrada em serviço comercial estão previstas para 2029, conforme as regulamentações da FAA Parte 23.

Aeroin

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