
Os criminosos estão de olho nos hábitos digitais de consumo dos brasileiros para explorar as vulnerabilidades e aplicar golpes. É o que mostra um levantamento da Serasa Experian que apontou que os produtos de beleza lideraram tanto o volume de compras, como as tentativas de fraude no mês de novembro e durante a Black Friday de 2024. Somente na semana do evento, o segmento concentrou 25,5% do total de pedidos dentro da própria categoria. Em paralelo, a categoria respondeu por 16,8% das fraudes evitadas durante o evento.
Logo atrás de ‘beleza’, que somou mais de 659 mil pedidos no período da Black de 2024, estão:
- Calçados — com 463 mil pedidos e 25,1% das vendas de novembro concentradas dentro da categoria;
- Vestuário — 438 mil e 23,1%;
- Saúde — 299 mil e 14,4%;
- Eletrodomésticos — 239 mil e 32,9%, sendo a categoria que movimentou o maior volume financeiro da Black Friday e liderou em valor de fraudes evitadas.
Levantamento
Para o levantamento, a Serasa Experian tomou como base a análise de 5,2 milhões de transações entre 28 de novembro e 1º de dezembro do ano passado. Assim, foram interceptadas 32,4 mil tentativas de fraude, o que evitou prejuízos de R$ 51,8 milhões para consumidores e empresas.
Ainda mais, em termos proporcionais, a categoria de eletrodomésticos concentrou 22,2% das tentativas de fraude registradas em novembro durante o evento. Foram seguidas por celulares (21,2%) bem como beleza (17,7%). Confira as cinco categorias com mais ocorrências no período:

A taxa de golpes do estudo se refere às compras identificadas como fraudulentas, ou seja, realizadas com dados de terceiros, cartões clonados, informações divergentes do titular, ou ainda dispositivos previamente associados a práticas de fraude. Parte delas é detectada pela Serasa, cujos serviços antifraude são contratados pelas empresas. Enquanto isso, outras são identificadas pelos bancos e e-commerces e reportadas para a Serasa Experian.
Conforme Rodrigo Sanchez, diretor de autenticação e prevenção a fraude da Serasa Experian, os golpistas seguem o rastro do consumo com precisão e agem em categorias de alta demanda para aproveitar possíveis brechas. “Embora as tentativas de golpe ocorram o ano todo, datas promocionais como a Black Friday, que hoje já é uma das mais relevantes para o e-commerce no Brasil, concentram ataques com potencial de causar grandes prejuízos a consumidores e empresas”, afirma ele.
Fraudes miram produtos de alto tíquete médio no e-commerce
Entre os produtos mais comprados e atacados, um modelo de console de videogame liderou o ranking de tentativas de fraudes, com mais de 4,2 mil pedidos analisados. Movimentou assim R$ 14,8 milhões em vendas e potencial de prejuízo em R$ 790,8 mil, sendo o maior valor individual registrado.
Enquanto isso, os notebooks foram os produtos com maior tentativa de fraude registrada em relação ao total de compras, com 10,5% das transações barradas por tecnologias de prevenção à fraude.
Ainda mais, um modelo de Air Fryer, item mais vendido da data em volume de pedidos, também apareceu entre os alvos mais recorrentes. Teve R$ 74,6 mil em fraudes evitadas.