Um homem encontrou a morte enquanto tentava furtar cabos na Rua Almirante Alexandrino, em Santa Teresa, na região central do Rio, na madrugada desta quarta-feira, 12 de junho. Por conta de uma descarga elétrica, seu corpo ficou então pendurado na fiação.
Relatos iniciais indicam que o homem perdeu então o equilíbrio, sofrendo um choque e ficando suspenso pelas pernas a uma altura de 6 metros do chão.
A Polícia Militar, do 5º BPM (Centro), recebeu o chamado de tentativa de furto de cabos e confirmou o óbito devido à descarga elétrica.
Os bombeiros foram acionados às 6h23 para resgatar o homem, mas ao chegarem ao local, encontraram-no sem vida. Seu corpo será removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do Centro do Rio.
Situação do fornecimento de energia
A empresa de energia, Light, afirmou que não foi necessário interromper o fornecimento de energia na região.
Porém, o Bonde de Santa Teresa precisou suspender temporariamente suas operações de transporte devido ao incidente. A administração do sistema justificou que a rede de energia seria desligada devido a uma interferência nas instalações elétricas.
Investigação em curso
O caso foi registrado na 7ª DP (Santa Teresa), e a Polícia Civil conduziu uma perícia no local. Atualmente, diligências estão em andamento para apurar as circunstâncias da morte.
Aumento de furtos de cabos
Dados revelam um aumento no furto de cabos de energia no Rio de Janeiro em 2023. Segundo a Light, concessionária de energia, mais de 16 mil metros de fios foram furtados na Região Metropolitana no ano passado, o equivalente a quatro voltas na orla de Copacabana, na Zona Sul da cidade.
Esse número representa um aumento de 160% em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram registrados 6 mil metros de fios furtados.
A Zona Norte lidera o ranking de furtos de cabos, com a Tijuca registrando 94 casos, seguida pela Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, com 80 e 45 ocorrências, respectivamente.