
O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor inaugura, na manhã desta sexta-feira, um espaço destinado a expor as graças alcançadas por fiéis pela intercessão do Cristo Redentor. A chamada Sala da Gratidão receberá os ex-votos (palavra que deriva da expressão ex voto suscepto, que significa “por um voto alcançado”, em latim) de católicos de todo o mundo.
Assim sendo, a sala ficará localizada próxima à Capela de Adoração Laudato Si’ e à Secretaria do Santuário. O local se inspira nas chamadas Salas dos Milagres ou Salas das Promessas, presentes em diversos Santuários do Brasil, como o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, e do mundo. Os ex-votos são objetos, bem como fotos, cartas e testemunhos oferecidos como prova de fé e gratidão.
Dessa forma, para participar, os devotos poderão registrar os testemunhos diretamente na Secretaria do Santuário ou enviá-los pelo e-mail gratidao@santuariocristoredentor.com.br.
— As pessoas que recebem graças querem entregar fotos, símbolos do que foi alcançado. Estamos falando de um dos grandes Santuários do mundo. Então, vamos ter essa Sala da Gratidão para que a gente possa fazer os agradecimentos. Vou colocar as fotos que remetem ao acidente que sofri. E a de como estou hoje, bem, graças a Deus — destaca o reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar.
Em 5 de julho deste ano, o sacerdote fraturou sete costelas e teve contusões pulmonares e cardíacas. Isso ocorreu após a van em que estava sofrer um capotamento na cidade de Santa Ana de Coro, capital do estado de Falcón, a 320 quilômetros de Caracas, na Venezuela.