
O influenciador Felipe Bressanim, mais conhecido como Felca, criticou nas redes sociais o vazamento do vídeo da audiência de instrução de um dos processos que Hytalo Santos e o marido dele, Israel Vicente, respondem na Justiça da Paraíba. A audiência aconteceu em novembro. No entanto, ganhou repercussão após o vazamento de um vídeo nesta semana.
Hytalo Santos e Israel Vicente são réus por produzir conteúdos de exploração sexual com adolescentes na Justiça Criminal. No âmbito da Justiça do Trabalho, são réus por tráfico de pessoas para exploração sexual e trabalho em condições análogas à escravidão.
Em uma publicação feita no story do Instagram nesta quarta-feira, 14 de janeiro, Felca disse que alguém vazou as gravações. Isso ocorreu já que o caso corre em segredo de Justiça. Além disso, ele afirmou que chegou para a audiência com o intuito de “ser perguntado ao máximo possível sobre o caso”. Portanto, queria “ajudar no andamento do processo”.
Ataque dos advogados
Ele disse, no entanto, que a postura dos advogados era para descredibilizá-lo durante aquele momento. Além disso, os chamou, inclusive de “palhaços”, dizendo que “se sentiu em um circo”.
“Já no início da audiência percebi que os advogados da defesa estavam mais preocupados em me descredibilizar do que defender o acusado, muita doidera, um atropelando outro, perguntas absurdas, me senti num circo com palhaços sem graça”, diz trecho da nota de Felca.
Além disso, o influenciador ainda afirmou que prestou o depoimento “sem atropelar ninguém e de forma direta pra registrarem no processo”. Ele disse que isso era diferente de “perfomar indignação”. Dessa forma, “a galhofa deixou para os advogados de Hytalo”.
“Um tribunal não é uma rede social, meu objetivo era ajudar a Justiça contribuindo com os fatos, mantendo o máximo possível da responsabilidade e respeito que a situação merece”, afirma em outro trecho.
Enquanto isso, o casal, Hytalo Santos e Israel, estão presos na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, conhecida como presídio do Roger, em João Pessoa. Eles estão lá desde que foram transferidos para a Paraíba, em agosto, após prisão em São Paulo.
“Agressiva e infeliz”, diz defesa de Hytalo Santos após declaração de Felca
Após a declaração de Felca, três escritórios de advocacia que defendem Hytalo Santos e também Israel Vicente, emitiram uma nota em conjunto criticando as falas do influenciador. Conforme os advogados, Felca “se propôs a ser ‘mártir’ de uma causa mas não admite ser confrontado sobre nenhum aspecto da acusação que ele fez”.
Ainda mais, a nota ainda ressalta que “cabe a defesa apurar se qualquer pessoa que presta depoimento possui as condições necessárias para servir à Justiça, e buscar expor as contradições evidentes”. Os advogados disseram também que “a defesa nunca se propôs a atacar a sua pessoa”. Além disso, eles afirmaram que “nunca fez isso quando em audiência, que está gravada e é de conhecimento público”.
A defesa também afirmou que “os profissionais foram ofendidos em âmbito nacional” e isso “não ficará impune”, porque “todas as medidas legais serão prontamente tomadas”.
Cronologia caso Hytalo Santos
- VÍDEO DE FELCA DENUNCIA HYTALO SANTOS: Em 6 de agosto, o youtuber Felca denunciou as práticas do paraibano. A conta do Instagram do influenciador saiu do ar.
- BUSCA E APREENSÃO: mandado cumprido na quarta-feira (13) em um condomínio de luxo, onde o influenciador mora, no bairro do Portal do Sol.
- BLOQUEIO DE REDES SOCIAIS: decisão da Justiça que bloqueou o acesso às redes sociais do influenciador;
- PROIBIÇÃO DE CONTATO COM AS VÍTIMAS: Hytalo não pode ter contato com os adolescentes citados no processo;
- DESMONETIZAÇÃO: ele não pode receber dinheiro por conteúdos publicados nas redes sociais;
- SEGUNDO PEDIDO DE BUSCA E APREENSÃO: na quinta-feira (14), a Justiça da Paraíba autorizou novas buscas e apreensões em endereços ligados a Hytalo Santos.
- PRISÃO DE HYTALO SANTOS E DO MARIDO: Hytalo Santos e o marido dele, Israel Nata Vicente, foram presos preventivamente na sexta-feira (15).
- TJPB NEGA SOLTURA DE HYTALO: O TJPB negou o pedido de liberdade do influenciador Hytalo Santos e do marido dele, em 16 de agosto.
- JUSTIÇA BLOQUEIA BENS DE HYTALO SANTOS: A Justiça do Trabalho da Paraíba acatou pedido do MPT para bloquear bens e valores de até R$ 20 milhões.
- HYTALO SANTOS E MARIDO SÃO TRANSFERIDOS PARA A PARAÍBA: O influenciador e o marido foram transferidos para o presídio do Roger.
- RÉUS POR PRODUZIR CONTEÚDOS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL ENVOLVENDO ADOLESCENTES: Em um dos braços dos processos na Justiça Criminal, o casal virou réu pela suposta prática dos dois crimes;
- HYTALO SANTOS E MARIDO VIRAM RÉUS NA JUSTIÇA DO TRABALHO por tráfico de pessoas para exploração sexual e trabalho em condições análogas à escravidão.