
Um concurso buscará eleger o gato vira-lata mais bonito do Brasil. Tutores poderão inscrever seus felinos até outubro, momento em que ocorre a grande final.
A quarta edição do “O Gato SRD Mais Bonito do Brasil” (que se refere a animais sem raça definida) da marca de design funcional para felinos Woolie, vai celebrar a beleza, a diversidade e as histórias emocionantes dos bichanos.
Conforme Daniel Mostacada, fundador e CEO da Woolie, o concurso é mais do que uma competição: “Cada edição nos mostra histórias emocionantes e inspira milhares de pessoas. Em 2025, queremos valorizar ainda mais os gatos SRD e reforçar nossa missão de conscientização social, com destaque especial para os gatos pretos”, afirma, em comunicado enviado à CNN.
Como funciona a competição
Neste ano, o concurso estará sendo organizado em quatro classes de coloração, com disputas rápidas e interativas no Instagram da marca (@woolie.pet). Dessa forma, cada categoria terá 32 bichanos selecionados, que disputarão quatro vagas para a final por meio de votações nos Stories da rede social.
As classes são:
- Classe A – Gato Monocor: até 90% do corpo em uma única cor.
- Classe B – Gato Bicolor: duas cores principais bem visíveis.
- Classe C – Gato Tricolor ou Escaminha: três ou mais cores mescladas.
- Classe D – Padrões Especiais: ou seja, listras, manchas ou outros desenhos diferenciados.
Os 16 finalistas irão disputar, entre os dias 20 e 27 de outubro, o título de “O Gato SRD Mais Bonito do Brasil 2025”. O vencedor será anunciado em 28 de outubro.
Cronograma de inscrições
As inscrições serão divididas por categoria, e os tutores devem postar fotos dos seus gatos no Instagram, marcar @woolie.pet e manter o perfil público. Sendo assim, fotos bem iluminadas, com o animal sozinho e em evidência, terão prioridade.
- Classe A – Monocor: 25 a 31/08
- Classe B – Bicolor: 08 a 14/09
- Classe C – Tricolor: 22 a 28/09
- Classe D – Padrões Especiais: 06 a 12/10
Gato preto em destaque
A grande final será realizada em 27 de outubro, no Dia do Gato Preto, data que busca combater preconceitos e superstições históricas em torno desses animais.
“Queremos mostrar que a beleza e o valor de um gato vão muito além da cor de sua pelagem. É também uma forma de reforçar nosso compromisso com a causa social que nos move”, destaca Mostacada.
Em 2024, Pipo, um gato frajola de dois anos, foi o grande vencedor. Na edição, o concurso recebeu 8 mil inscrições e 500 mil votos.