Um idoso perdeu R$ 2,5 mil ao pensar que estava se relacionando com uma médica do Afeganistão pelas redes sociais. O fato aconteceu há cerca de duas semanas, em Porto Alegre. O caso do crime conhecido como golpe do amor foi descoberto graças a um novo tipo de atendimento da Delegacia de Polícia para o Turista (DPTUR). Esta delegacia está instalada na área de desembarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
➡️ Golpe do amor ou estelionato sentimental é a simulação de um relacionamento amoroso ou afetivo com o objetivo de enganar a vítima e conseguir dinheiro, bens ou outros benefícios. O golpista se vale da carência e da confiança da vítima para justificar os pedidos.
De acordo com a delegada Roberta Bertoldo, o homem de 62 anos procurou a DPTUR após transferir o valor via Pix e perder o contato com a mulher. Ele relatou que a suposta médica alegava que estava com uma bagagem retida na alfândega do terminal aéreo. Conforme ela, a liberação só ocorreria mediante pagamento.
Como se proteger do golpe
- Antes de se envolver, confirme a identidade do perfil com quem está conversando. Procure conhecidos da pessoa para confirmar se ela realmente é quem afirma ser.
- Restrinja o compartilhamento de informações pessoais sensíveis e proteja sua privacidade on-line.
- Atente-se a comportamentos suspeitos, como histórias que causem pena ou exijam decisões urgentes.