
Aulas para uma turma de informática do terceiro ano do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foram suspensas por 10 dias após o registro de casos de catapora no campus de Cajazeiras, no Sertão. Conforme o diretor da unidade, diagnosticaram seis alunos foram com o vírus.
O diretor do campus IFPB de Cajazeiras, Abinadabe Andrade, informou ao g1 que os casos começaram a aparecer na quinta-feira, 22 de maio. De pronto, a unidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para fazerem uma ação coordenada. Isso foi em relação ao aumento de casos. Como medida, as aulas para essa turma foram suspensas. Nas outras turmas, as aulas seguem normalmente.
Além disso, o diretor divulgou que durante o ano letivo da instituição vai haver a recomposição das aulas suspensas no calendário escolar. Todos os alunos diagnosticados passam bem. O núcleo de apoio a serviços médicos e odontológicos do campus está fazendo o acompanhamento junto com os familiares e com os alunos.
Secretaria de Saúde de Cajazeiras
A Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras disse que após o órgão tomar conhecimento da situação, uma investigação se iniciou pela vigilância do município. Informaram também que apenas uma aluna das seis acometidas mora em Cajazeiras. Conforme a Saúde municipal, prestaram assistência para ela.
Como resultado inicial da investigação da secretaria municipal, foi constatado que o caso índice, ou seja, o primeiro caso de catapora no IFPB veio de uma aluna proveniente do município de Cachoeira dos Índios. Esse município também está no Sertão da Paraíba.
A secretaria não informou se vai haver testagem nos outros alunos da instituição. Contudo, o IFPB confirmou que solicitou essa demanda para a Secretaria de Educação de Cajazeiras.