
A Japan Airlines (JAL) operou um voo histórico a partir do Aeroporto Internacional de Kansai para o Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai. O voo utilizou então Combustível de Aviação Sustentável (SAF) produzido nacionalmente.
O voo JL-891 decolou de Kansai às 10h13, horário local, no dia 1º de maio de 2025. Após um tempo de voo de duas horas e 48 minutos, chegou a Xangai às 12h01. A aeronave utilizada foi um Boeing 787 com a pintura especial da Expo 2025. Esse evento acontece este ano em Osaka, cidade servida pelo aeroporto de Kansai.
Produziram o SAF utilizado a partir de óleo de cozinha descartado coletado de diversos locais no Japão. O fabricaram na instalação da Saffaire Sky Energy, localizada em Osaka.
Embora não seja a primeira vez que a JAL utiliza SAF derivado de óleo de cozinha em seus voos, a rota Kansai-Xangai marcou um início. Houve a implementação de uma cadeia de suprimentos que possibilita a produção e fornecimento contínuos de SAF no Japão.
Esse voo, parte do projeto “Fry to Fly” da Japan Airlines, é uma iniciativa que visa operar todas as aeronaves utilizando SAF. Assim sendo, esse SAF é feito a partir de recursos domésticos, com foco específico no óleo de cozinha gerado por residências e empresas.
A JAL manifestou a intenção de acelerar a descarbonização da indústria da aviação. Para isso, eles têm planos de expandir e aprofundar a colaboração do projeto “Fry to Fly” com empresas e governos locais. Além disso, pretende melhorar a coleta de óleo de cozinha descartado e aumentar o uso de SAF no país.