
A mineradora Sibanye Stillwater anunciou nesta sexta-feira, 23 de maio, que está tentando os esforços de resgate para 260 trabalhadores que estão presos dentro de uma mina de ouro em Kloof, perto de Joanesburgo, na África do Sul. Até agora levaram 79 a superfície, mas outros ainda estão no local.
Segundo a empresa, ninguém ficou ferido. Inicialmente, o número falado pela próprio Stillwater foi de 289.
Eles ficaram presos no subsolo depois que o sistema de içamento usado para acessar um poço na mina de ouro se danificou em um acidente nessa quinta-feira, 22 de maio.
O porta-voz disse que todos os trabalhadores estavam seguros e contabilizados e que a empresa estava dando comida para eles.
‘Podemos confirmar que tivemos um incidente no poço Kloof 7 e estamos ocupados com os procedimentos de segurança e inspeção do poço, após o que içaremos os funcionários para a superfície’, afirmou ele, segundo a agência de notícias Reuters.
O porta-voz ainda comentou que espera que a situação se resolva nas próximas horas.
Apesar disso, o presidente de saúde e segurança do Sindicato Nacional dos Mineiros, Duncan Luvuno, disse que temia pela segurança deles.
‘Felizmente, não houve mortos ou feridos. Mas por… 24 horas as pessoas não comeram nem beberam nada. Isso não é adequado. Algumas têm doenças crônicas’, afirmou.
O Sindicato Nacional dos Mineiros disse anteriormente que recebeu relatos do incidente, que disse ter acontecido por volta das 17h, no horário de Brasília, dessa quinta-feira, 22 de maio.