
Com seus vídeos extravagantes no Instagram, “Vampirach” está na boca de quase todos os cubanos. O personagem interpretado por Sandro Castro — neto do líder da revolução, Fidel Castro — diverte alguns, irrita outros e não para de causar polêmica na ilha. Fantasiado de monge ou do vampiro Vampirach, maquiado como um gatinho ou vestindo a camisa do Barça, esse jovem de 33 anos, com 120 mil seguidores, costuma publicar esquetes carregadas de piadas bobas e mal interpretadas.
Ironia
De vez em quando, ele ironiza. Isso sobre as dificuldades que o país enfrenta. Cuba está imerso em uma profunda crise com escassez de alimentos e medicamentos, além de apagões diários e falta de combustível.
— Hoje acordei com a minha receita favorita, frango na cerveja… e não tem frango. Essa frase, disse ele em um vídeo enquanto mostra a cerveja nacional Cristal, que ele mesmo rebatizou de “Cristach”.
Sob o sol escaldante do verão, ele aparece se refrescando dentro de uma caixa d’água velha em um terraço. Isso vigiado por uma bandeira dos Estados Unidos.
— Qual piscina melhor que o tanque do gueto? — afirma.
Ele também tira sarro dos longos e frequentes cortes de energia:
— Se eu te pego como a UNE (empresa de eletricidade), te dou de quatro em quatro horas, de segunda a segunda — diz em um reel, dirigindo-se a uma mulher, num jogo de palavras.
div> e=”background-color: #f4f4f4; border-radius: 50%; height: 12.5px; width: 12.5px; transform: translateX(0px) translateY(7px);”> </div>Ver essa foto no Instagram</div&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;v><<di<div class=”yoast-text-mark”>ass=”yoast-text-mark”>”margin-left: 8px;”><div class=”yoast-text-mark”>ass=”yoast-text-mark”>”background-color: #f4f4f4; border-radius: 50%; flex-grow: 0; height: 20px; width: 20px;”> & lt;/div > <d iv>= “width: 0; height: 0; border-top: 2px solid transparent; border-left: 6px solid #f4f4f4; border-bottom: 2px solid transparent; transform: translateX(16px) translateY(-4px) rotate(30deg);”>
Seus seguidores o aclamam e até o chamam de “próximo presidente” nas redes sociais, mas vozes alinhadas ao governo comunista pedem que ele seja silenciado.
“Sandro não é o ‘inimigo’ da revolução cubana, embora por causa do seu sobrenome cause dano. Sandro é um imbecil”, desabafou o escritor Ernesto Limia em sua página no Facebook.
O neto de Fidel Castro (1926–2016) “não sente carinho pelo avô, nem respeita sua memória”, acrescentou.
El Necio, outro influenciador conhecido, mas alinhado ao governo, também expressou no Facebook seu incômodo com as publicações e sua frustração por a polícia não tê-lo chamado para depor. “O que Sandro faz vai contra a segurança deste país” e “contra os ideais” da revolução, argumentou.
Em Cuba, ativistas e jornalistas independentes costumam ser convocados pela Segurança do Estado por suas posições antigovernamentais nas redes sociais. Alguns chegam até a cumprir penas de prisão por delitos relacionados às suas publicações.
‘Grotesco’
Para Manuel Cuesta Morúa, um dissidente que promove a transição democrática em Cuba, o fenômeno Sandro reflete “a distância da geração dos netos em relação ao projeto original da revolução” que triunfou em 1959.
Sua intensa atividade nas redes “de forma grotesca” é “o único que o distingue do resto da família”, que “discretamente” desfruta de privilégios e encarna uma nova aristocracia cubana.
Enquanto Fidel Castro era vivo, os cubanos pouco sabiam sobre sua última esposa, Dalia Soto del Valle. Também não sabiam muito sobre seus cinco filhos, dos sete que o ex-líder teve.
Afastados da vida política, viveram em Punto Cero. O local tem uma ampla área arborizada a oeste de Havana. O lugar tem acesso restrito por militares e reservada à família Castro. Em 2021, em plena pandemia, Sandro apareceu em um vídeo vazado dirigindo um luxuoso Mercedes-Benz.
— Nós somos simples, mas de vez em quando temos que tirar esses brinquedinhos que temos em casa — diz no vídeo que viralizou rapidamente e indignou a população.
O escândalo o obrigou a se desculpar dias depois nas redes sociais.
Mas, no fim de 2024, voltou a agitar as redes ao se tornar pública a comemoração de seu aniversário no bar EFE, um negócio de sua propriedade localizado em uma das avenidas mais movimentadas de Havana, quando o país ainda se recuperava de um apagão massivo ocorrido no dia anterior à festa.
Luzes de néon
As luzes de néon que iluminam o interior do local se acendem todas as noites para seus clientes. A grande maioria jovens de vinte e poucos anos, que dançam entre as cerca de dez mesas que compõem o mobiliário. Uma parede grafitada e uma grande ilha de Cuba em relevo, sob o balcão, completam a decoração do lugar.
Antes da aparição de Sandro como “influenciador”, surgiu em 2023 uma conta no X em nome de seu pai, Alexis Castro Soto del Valle, cuja autenticidade não pôde ser confirmada pela AFP. Seus textos reflexivos e críticos sobre a realidade econômica e social de Cuba começaram a gerar polêmica, mas duraram apenas 11 meses.
Alexis e seus irmãos nunca ocuparam cargos de destaque, ao contrário de seus primos, filhos do aposentado Raúl Castro, de 94 anos, que deixou o poder apenas em 2021.
Sua filha, Mariela Castro Espín, é deputada e diretora do Centro Nacional de Educação Sexual, e seu filho Alejandro liderou, em 2014, as negociações secretas com os Estados Unidos. Já seu neto, Raúl Guillermo, é seu inseparável guarda-costas.