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Nayane Beatriz, pilota de kingair
A jovem Nayane Beatriz Porto Barros, de 23 anos, foi a piloto responsável por efetuar o pouso do avião que transportava a apresentadora Lívia Andrade — Foto: Reprodução

A jovem Nayane Beatriz Porto Barros, de 23 anos, foi a piloto responsável por efetuar o pouso do avião que transportava a apresentadora Lívia Andrade, na última quinta-feira. O pouso ocorreu após a aeronave apresentar problemas no trem de pouso. O incidente aconteceu durante um voo que partiu de Goiás com destino a São Paulo.

A jovem tem mais de 13 mil seguidores em uma rede social, onde compartilha suas experiências no ar. A primeira publicação de Nayane pilotando teve registro em novembro de 2022. Ela se formou em ciências aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) Goiás, no mesmo ano.

Nesse meio tempo, em agosto de 2024, Nayane virou comandante e passou a realizar os chamados voos solo. Em seguida, oito meses depois, em abril deste ano, ela realizou o seu primeiro voo internacional para os Estados Unidos.

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Lívia Andrade
Lívia Andrade – Foto: Reprodução

Nota de esclarecimento

Na sexta-feira, 30 de maio, a jovem publicou uma nota de esclarecimento explicando o problema ocorrido durante a viagem com a apresentadora Lívia Andrade. Conforme a pilota, quando a aeronave já se aproximava do Aeroporto Campo de Marte, houve uma falha no trem de pouso do avião.

“Com isso, tentamos repetir o procedimento normal por mais 2 vezes. Além disso, fizemos passagens baixas sobre a pista no campo de Marte. Fiz isso para que a torre pudesse nos ajudar verificando visualmente quanto ao abaixamento do trem de pouso”, explicou Nayane.

Realizaram procedimentos de abaixamento, conforme previsto no manual e check list da aeronave. A piloto e o co-piloto decidiram alternar o pouso para o aeroporto de Jundiaí, em São Paulo, por possuir uma pista melhor e também menos fluxo de tráfego aéreo. Com isso, foi possível realizar um pouso seguro.

“Em adicional, informo que a aeronave está com a manutenção em dias, como também a tribulação devidamente habilitada para o voo. Eventos dessa natureza podem acontecer, por isso é importante uma tripulação devidamente habilitada e preparada para o voo. Além disso, uma manutenção em dias”, finalizou a jovem, agradecendo ao público pela preocupação.

Dia do incidente

Durante o voo no avião modelo King Air Beechcraft E90, de prefixo PT-LHZ, Lívia Andrade estava acompanhada do namorado, o empresário Marcos Araújo, e do DJ Sevenn.

Depois de sobrevoar a região do Campo de Marte, na Zona Norte da capital paulista, para consumir o combustível e ficar mais leve, a aeronave seguiu para Atibaia. E, de lá, seguiu para o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí.

KingAir E90
KingAir E90 — Foto: Divulgação

O King Air E90 é uma aeronave executiva bimotor turboélice que se destaca pela versatilidade e confiabilidade, especialmente em operações de pequeno e médio porte. O modelo faz parte da família King Air, reconhecida por seu desempenho robusto e versatilidade para operações na aviação civil, missões corporativas, médicas e governamentais.

Com capacidade para transportar até oito ocupantes, incluindo piloto e copiloto, o King Air E90 alcança uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 430 km/h. Ele possui alcance de cerca de 2.400 quilômetros, dependendo das condições de carga e clima.

A aeronave é equipada com dois motores Pratt & Whitney PT6A-28. Eles fornecem potência suficiente para decolagens em pistas curtas e operações em regiões remotas. Essa é uma das marcas registradas da linha King Air.

No Brasil, em 1999, um Beechcraft E90 King Air caiu próximo a Goiânia devido à falha de ambos os motores por exaustão de combustível. Todos os nove ocupantes foram resgatados, com sete feridos, três deles gravemente. A investigação identificou erros de cálculo no consumo de combustível e falhas na preparação do voo como causas principais .

Apesar disso, o modelo, introduzido no mercado nos anos 1970, se tornou uma opção popular entre operadores que buscam confiabilidade mecânica. Também é apreciado pelo desempenho sólido e custos operacionais relativamente baixos para sua categoria.

O GLOBO

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