Após vencer uma hegemonia da família Ferreira Gomes que ocupava há 30 anos a prefeitura de Sobral, no interior do Ceará, o prefeito eleito do município Oscar Rodrigues (União) faz promessas alinhadas com seu posicionamento político anticomunista. Uma delas é o mudar o nome da Praça de Cuba.
“O que é que Sobral tem a ver com Cuba? Talvez não tenha nem ninguém de Sobral que conheça Cuba. Então, por que Cuba? Cuba é um país comunista e nós, brasileiros, não temos comunismo aqui implantado nesse país”, justifica.
A Praça de Cuba foi inaugurada em 2004 com um show do cantor Leonardo. Ela abriga uma estátua do poeta cubano José Marti, símbolo da independência do país caribenho. “Isso aí foi uma invenção de um ex-prefeito aí, que pra mim não está valendo”, afirma Oscar. À época, o senador Cid Gomes era o gestor do município.
Para agradar o público conservador que forma a base do seu eleitorado, Oscar Rodrigues afirma que o local público se chamará, a partir de sua gestão, Praça da Bíblia. Em entrevista, o prefeito eleito afirma que o novo nome foi um apelo de seus assessores.
“E eu quero fazer justamente uma antítese, eu quero fazer uma coisa contrária, porque o comunismo é totalmente contrário à democracia e o que a bíblia prega é a democracia”, argumenta