Praia

Praias do Recife devem passar por obras para conter avanço do mar

Blog Nordeste Pernambuco

A Prefeitura do Recife anunciou nesta quarta-feira, 13 de março, a publicação de um edital para contratar uma empresa responsável por realizar um estudo e projeto para enfrentar ainda mais os desafios do avanço do mar. Segundo o estudo de viabilidade técnica da licitação, será necessário realizar obras de engorda nas praias da cidade, visando devolver uma “largura segura de sua utilização”.

O valor máximo da licitação é de R$ 4,190 milhões. A empresa vencedora deverá então conduzir estudos em toda a extensão da faixa de areia, abrangendo os bairros de Brasília Teimosa, Pina e Boa Viagem, todos situados na Zona Sul. Esse trecho contempla uma distância de 9,3 quilômetros.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta o Recife como a capital brasileira mais vulnerável ao avanço do nível do mar. Além disso, especialistas classificam o Recife como a 16ª cidade mais afetada mundialmente pelo avanço das águas.

Contudo o aumento do nível do mar é apenas um dos efeitos das mudanças climáticas frequentes identificadas pelos especialistas.

Segundo a prefeitura, a engorda da faixa de areia também está incluída no projeto Orla Parque, que tem o objetivo de revitalizar e integrar 11 quilômetros da costa do Recife com espaços multifuncionais, conhecidos como “centralidades”. A conclusão desse projeto está prevista para 2025.

De acordo com o edital, os estudos abordarão os trechos da orla onde há redução da faixa de areia e comprometimento da infraestrutura urbana devido ao avanço do mar e à erosão costeira.

As empresas contratadas deverão então apresentar, ao término dos estudos, soluções necessárias para a contenção do mar e a recuperação das áreas públicas. Estabeleceram um prazo de 240 dias corridos para a execução do serviço.

Se concretizada, essa será então a primeira obra de engorda da faixa de areia realizada no Recife. Na cidade vizinha, Jaboatão dos Guararapes, já executaram serviços semelhantes.

Obras nas praias

Destacam-se entre os serviços a serem realizados:

  • Caracterização da Praia;
  • Levantamento de seções transversais em toda a extensão da praia;
  • Coleta e análise de sedimentos nas seções transversais da praia;
  • A caracterização do raio da possível jazida (de onde será retirada areia) será realizada.
  • Modelagem hidrodinâmica;
  • Projetos de dragagem e requalificação;
  • Consulta ao órgão ambiental para obtenção de licenças.

Para justificar então a necessidade da obra de engorda, a prefeitura cita exemplos de intervenções semelhantes em Fortaleza, Florianópolis e Balneário Camboriú (SC).

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *