Secretario

Secretário de Segurança Pública de SP desconhece número total de mortos em operação na Baixada Santista

Blog Brasil Policial

O secretário da Segurança Pública do estado de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou nesta terça-feira, 2 de abril, desconhecer então o número total de pessoas mortas em supostos confrontos com a polícia durante a Operação Verão na Baixada Santista.

Em declarações à imprensa, Derrite mencionou que não estava ciente de que o total de mortos havia chegado a 56. Ele ressaltou a complexidade da situação enfrentada pelas forças de segurança.

A polícia afirma que as mortes ocorreram em legítima defesa durante confrontos com suspeitos armados. Porem os familiares das vítimas e entidades de defesa dos Direitos Humanos denunciam execuções extrajudiciais.

A Operação Verão, que durou quatro meses, foi encerrada neste 1 de abril com um saldo de 56 suspeitos mortos em confrontos com a polícia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a ação resultou na prisão de mais de mil suspeitos. Também resultou na apreensão de toneladas de drogas e armas ilegais, e na redução significativa de crimes na região.

No entanto, as mortes e a conduta policial durante a operação têm gerado controvérsias e críticas, com reportagens sobre o aumento das mortes cometidas por policiais e questionamentos sobre a eficácia e os métodos empregados na operação.

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *