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Construção do túnel no Estreito de Fehmarn, em março de 2025 — Foto: Femern/Reprodução

A Europa está construindo o túnel imerso mais longo do mundo entre a Dinamarca e a Alemanha. Com 18 quilômetros de extensão, a estrutura ligará a ilha dinamarquesa de Lolland e a região alemã de Schleswig-Holstein. Esse túnel vai economizar cerca de 160 km de viagem para trens e carros.

Batizado de Túnel do Estreito de Fehmarn, o projeto faz parte de uma iniciativa da União Europeia. Seu objetivo é tornar as viagens rodoviárias e ferroviárias mais rápidas. Além disso, busca reduzir a necessidade de deslocamentos de avião.

“É um projeto importante, que vai unir o norte ao sul da Europa”, afirmou o ministro dos Transportes da Dinamarca, Thomas Danielsen.

Apesar de não ser o túnel subaquático mais longo do mundo — título que pertence ao Eurotúnel, com 37,9 km entre França e Reino Unido —, o túnel do Estreito de Fehmarn será o mais longo do tipo imerso já construído.

A diferença está na técnica: enquanto o Eurotúnel se escavouado por perfuradoras abaixo do leito marinho, o de Fehmarn está sendo feito com seções de concreto pré-moldadas em terra firme. Posteriormente, colocam essas seções no fundo do mar e as conectam como peças de um quebra-cabeça.

Colocarão as partes a cerca de 12 metros de profundidade. Cilindros hidráulicos vão ajudar a unir os blocos, enquanto vedações de borracha devem evitar infiltrações.

“As paredes foram projetadas para resistir a um acidente de trem ou carro em alta velocidade, portanto há um sistema de segurança. Sem problemas”, explicou Gerhard Cordes, gerente do projeto.

Engenharia

Projeto mostra como será o túnel que ligará a Alemanha e a Dinamarca — Foto: Femern/Reprodução

Além do tamanho ambicioso, o túnel representa um feito de engenharia. O canteiro de obras é o maior da Europa. Para a construção, estão sendo usadas a maior draga e a maior usina de concreto do mundo.

Segundo a empresa responsável pelo projeto, a Femern A/S, a construção do túnel vai usar uma quantidade de aço equivalente à necessária para erguer 50 Torres Eiffel.

As obras começaram em 2020 do lado dinamarquês e, em 2021, no lado alemão. Alguns trechos já estão prontos e aguardam para se posicionarem no fundo do mar.

Inicialmente, a previsão era de que o túnel se inaugurasse em 2029, mas ocorreram atrasos.

Embora conecte dois países e integre o corredor europeu de transporte, o túnel é considerado um projeto nacional para a Dinamarca. O país está arcando com todo o custo estimado: 7,5 bilhões de euros (R$ 48,4 bilhões).

G1

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