A Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde anunciou uma nova medida para ampliar a vacinação contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). Diante da proximidade do vencimento de algumas doses, os municípios foram autorizados a aplicar as vacinas em pessoas de 4 a 59 anos, conforme disponibilidade.
As vacinas com validade até 30 de abril poderão ampliar a faixa etária, permitindo que mais indivíduos tenham acesso à imunização. No entanto, daremos prioridade ao público de 10 a 14 anos, faixa etária já contemplada desde março. A baixa adesão nesse grupo levou ao estoque próximo da validade.
Segundo Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), garantiremos a segunda dose para quem receber a vacina nessa antecipação. Porém, a quantidade de doses disponíveis com essa data de validade ainda não foi quantificada pelo Ministério da Saúde.
Para otimizar a vacinação, o Ministério permitirá a ampliação dos pontos de aplicação, priorizando a população entre seis e 16 anos de idade. Essa estratégia poderá estender-se até o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga, que abrange pessoas de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias.
Além disso, o Ministério solicitou uma intensificação na comunicação nos estados e municípios sobre a importância da vacinação e as estratégias para atrair o público-alvo. A medida visa garantir uma cobertura vacinal mais ampla e eficaz no combate à dengue.