
O Vox Patris, considerado o maior sino do mundo, saiu de Santos, no litoral de São Paulo, com destino a Trindade, em Goiás. Lá, o instalarão no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Segundo a Diocese de Santos, o transporte está sendo realizado por um caminhão adaptado para suportar a peça. O sino tem 55 toneladas, 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro.
Sino
O sino se idealizou por um artista brasileiro e fabricado em Cracóvia, na Polônia, custando aproximadamente R$ 17 milhões. Após viajar mais de 10 mil quilômetros para chegar ao Brasil, o Vox Patris desembarcou no Porto de Santos no último dia 17.
A peça ficou exposta no sábado, 24 de maio, na Praça José Bonifácio, localizada em frente à Catedral da cidade. Lá, aconteceu uma missa especial para marcar a chegada do sino no Brasil. Em seguida, o Vox Patris começou a peregrinação por cidades de diversos estados brasileiros.
Conforme informado pela Diocese de Santos, o sino está sendo transportado por um caminhão “lagartixa” de seis eixos. Esse tipo de semirreboque costuma se usar para cargas pesadas e volumosas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza a escolta oficial do veículo até Goiás.
A Diocese acrescentou que a empresa brasileira Windlog é a responsável por coordenar a logística do transporte terrestre. Eles garantem a segurança e a integridade do sino durante o trajeto. O g1 entrou em contato com a transportadora, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Desta forma, o Vox Patris passará por cidades como Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Brasília, no Distrito Federal. Depois, chegará ao destino final: Trindade, em Goiás. A inauguração do sino no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno está prevista para 2026.
‘Voz do Pai’

O Vox Patris, que significa “Voz do Pai”, em latim, impressiona não apenas pelo tamanho, mas também pelos detalhes artísticos. O artista plástico goiano Silvio Morais, de 52 anos, criou a peça.
Ornamentado com pinturas da flora e fauna brasileiras, como flores de pequi bem como folhas de ipê, a criação monumental de fé e engenharia representa a identidade da fé do Cerrado. Esse é o bioma característico do Centro do país.
Os relevos que decoram o sino narram a história da devoção ao Divino Pai Eterno. A narrativa começa então desde o achado do medalhão com a Santíssima Trindade, encontrado por um casal de lavradores em 1840, até os dias atuais.
Com 55 toneladas, 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro, fizeram o trabalho de uma liga especial de bronze. Esta liga se compõe por 78% de cobre e 22% de estanho. Sendo assim, seu som pode ser ouvido a mais de 10 quilômetros de distância e atinge cerca de 120 decibéis.
