
Passageiros de um voo internacional da KLM, que partiu de Amsterdã com destino a Toronto, tiveram uma experiência frustrante na segunda-feira, 16 de junho. Isso ocorreu após a descoberta de que a aeronave precisava passar por manutenção programada. O problema foi que, nesse momento, o avião já estava sobrevoando o Oceano Atlântico.
Felizmente, a manutenção agendada não estava relacionada à segurança da aeronave, que tinha 13 anos. No entanto, os passageiros foram informados de que a única opção era retornar imediatamente.
O voo em questão era o KL-691, operado por um Airbus A330-300 registrado como PH-AKA, percorreria um trajeto de nove horas até Toronto.
Para os passageiros, o incidente começou ainda antes. Eles tiveram que enfrentar quase duas horas de espera antes da decolagem. Isso ocorreu porque o primeiro avião designado para o voo teve que ser retirado de serviço devido a um problema de manutenção.
A KLM conseguiu encontrar uma aeronave de substituição. Contudo, aparentemente, ninguém envolvido sabia que este novo avião já estava agendado para manutenção naquele dia.
Cerca de duas horas após a decolagem, enquanto a aeronave voava a 35.000 pés, alguém na KLM percebeu o erro. Então, instruiu os pilotos a retornarem a Amsterdam, uma vez que o avião precisava se retirar de serviço.
“Literalmente, durante o voo, recebemos o anúncio de que o avião que tinham não deveria estar voando e precisava de uma manutenção importante que estava prevista para hoje,” relatou um passageiro em uma postagem no Reddit.
Reação da equipe
Os pilotos e a equipe de cabine foram “muito apologéticos” pela situação. No entanto, isso deixou os passageiros se perguntando se havia uma falha significativa nos sistemas da KLM e como isso poderia ter acontecido.
É importante ressaltar que a aeronave estava em condições seguras para o voo. O problema não afetava a sua aeronavegabilidade, já que qualquer questão desse tipo precisaria se corrigir antes da decolagem.
No entanto, muitos defeitos não urgentes se descobrem em aviões de grande porte diariamente. Esses problemas podem incluir questões menores, como um banheiro quebrado, uma luz de leitura defeituosa ou um problema não relacionado à segurança no cockpit.
As aeronaves possuem uma “lista mínima de equipamentos” (MEL), que detalha o que deve estar presente e funcionando para que um avião seja considerado apto a voar. Outras correções podem ser adiadas até uma data posterior e são conhecidas como “defeitos adiáveis aceitáveis” (ADDs).
Contudo, os ADDs vêm com um prazo antes de precisarem se corrigir. Se esse prazo expirar, a aeronave deve se retirar de serviço até que o defeito se resolva, mesmo que seja algo trivial, como uma luz de leitura defeituosa.
No caso em questão, é provável que o ADD estivesse prestes a expirar quando a aeronave chegasse a Toronto. Mas a correção exigia a expertise e os recursos dos engenheiros da KLM em sua base principal. Portanto, não havia outra opção senão desviar o voo de volta para Amsterdam.