
Um vídeo gravado a bordo por um passageiro tem gerado grande repercussão nas redes sociais. Ele mostra uma peça da asa em uma posição anormal, bastante deslocada em relação ao local original.
O voo DL-1893 da Delta Airlines, operado pelo Boeing 737-800 registrado sob a matrícula N3740C, enfrentou o incidente durante a descida para Austin, Texas, na terça-feira, 19 de agosto.
A aeronave, que partiu de Orlando, Flórida, transportava 62 passageiros e 6 tripulantes. Durante a aproximação, alguns passageiros notaram que parte do flap da asa esquerda havia se deslocado.
Apesar do problema técnico, a tripulação seguiu até o procedimento de pouso. A aeronave aterrissou em segurança na pista 18R do Aeroporto de Austin aproximadamente 15 minutos depois do incidente.
Ver essa foto no Instagram
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) divulgou um comunicado sobre o caso. Nele, relatou que “a aeronave pousou e a inspeção pós-voo revelou que parte do flap da asa esquerda estava dobrada para cima”.
A Delta Airlines também confirmou que, após o pouso, se observou um deslocamento da estrutura do flap, mas não forneceu mais informações sobre o incidente.
Os flaps são estruturas móveis na asa que são defletidas para baixo para gerar mais sustentação. Isso permite que o avião continue voando em menor velocidade, para que menos comprimento de pista seja necessário em pousos e decolagens.
Junto com o aumento da sustentação, acaba havendo também maior arrasto (resistência ao avanço da aeronave). Isso necessita de mais potência e, por consequência, maior gasto de combustível. Por isso, os flaps são usados somente nos momentos em que se precisa voar com menor velocidade.