Narradores esportivos

Os bordões dos narradores esportivos da TV brasileira

Blog Brasil Esporte

Quem nunca se pegou imitando aqueles bordões icônicos dos nossos narradores esportivos? Seja na emoção do gol, na tensão de um pênalti ou mesmo durante um ataque intenso ou numa defesa espetacular no vôlei, por exemplo. Essas frases marcantes fazem parte da cultura esportiva brasileira. No entanto, às vezes, elas podem se tornar tão repetitivas que nos fazem questionar: “Será que precisamos realmente ouvir isso de novo?”

Um dos maiores ícones desse universo, Galvão Bueno, não podia ficar de fora dessa festa dos bordões. Quem não se lembra do famoso “ÉÉÉ DO BRASIL!” ou do “Haja coração!”? Até aí, tudo bem, afinal, estamos falando da seleção brasileira, que não joga toda semana. No entanto, Galvão não parou por aí. Ele nos presenteou com o “OLHO O GOL, OLHA O GOL, OLHA O GOL!” Toda vez que a bola balançava as redes, era como se Galvão nos lembrasse que, de fato, havia um gol. E ele fazia isso com tanto entusiasmo que, às vezes, parecia que ele ia perder a voz.

Luís Roberto e seus bordões infinitos

Mas não pense que Galvão está sozinho nessa empreitada dos bordões. Narradores de todo o país têm seus próprios lemas. Luís Roberto, atual titular da Rede Globo, é conhecido por suas repetições intermináveis. Na hora do gol, ele solta um “SABE DE QUEM!!! É O NOME DA EMOÇÃO!” E quando um jogador vai bater um pênalti, você já sabe: “COM FÉ NO PÉ!” Parece que Luís Roberto não apenas narra os jogos, mas também nos dá lições de vida.

Mas a criatividade não para por aí. Agora, em suas narrações, não se ouve mais “gol,” mas sim “GUUOOOLLL.” Parece que eles estão tão empolgados que não têm tempo para completar a palavra. Isso é o que eu chamo de economia de sílabas.

Vai ter emoção até o fim!

Luís Carlos Junior, também do grupo Globo, tem seu próprio estilo repetitivo. No final dos jogos acirrados, seja no futebol, vôlei ou basquete, ele não pode deixar de nos lembrar: “VAI TER EMOÇÃO ATÉ O FIM!” Se não bastasse, agora, em ataques fortes ou defesas espetaculares, como no caso do pré-olímpico de vôlei disputado no Rio de Janeiro no mês de outubro deste ano de 2023, ele solta um “OOOWWWWWW” absurdamente alto. Parece que ele está tão empolgado quanto a torcida.

Milton Leite, também da Rede Globo, quis deixar sua marca na narração esportiva com o “ALÔ ALÔ BRASIL!!!” na Copa do Catar 2022. Infelizmente, essa frase não durou muito, já que o Brasil foi eliminado pela Croácia nos pênaltis. Às vezes, a empolgação pode ser prematura.

Téo José, do SBT, tem o seu “NÃO, NÃO É ASSIM!!!” Daniel Pereira, conhecido como Dandan, do Sportv, nos avisa para “PRESTAR ATENÇÃO NO SERVIÇO.” Jader Rocha, atualmente narrador nos canais SporTV e Premiere Futebol Clube, deixa sua marca com um “OLHA ELE AÍÍ!!”

Enfim, cada narrador tem o seu bordão para marcar suas transmissões. Às vezes, essas frases repetitivas podem ser chatas, mas, no fundo, fazem parte da nossa tradição esportiva.

Então, da próxima vez que você ouvir um “GUUOOOLLL,” lembre-se de que faz parte do jogo, da emoção e da diversão que é o esporte. E, quem sabe, talvez você até crie o seu próprio bordão como torcedor!

Blog do Halder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *