
A Embraer divulgou nesta semana as projeções para o eVTOL, conhecido como “carro voador“, que está sendo desenvolvido pela Eve Air Mobility, empresa ligada à fabricante brasileira. A previsão abrange o desempenho e o faturamento do novo modelo nos próximos 20 anos.
A Eve projeta que a frota mundial de eVTOLs pode chegar a 30 mil unidades até 2045. A expectativa é que mais de 3 bilhões de passageiros sejam transportados nesse período. A empresa também estima que a operação e venda dos eVTOLs podem gerar receita de US$ 280 bilhões até 2045.
As projeções têm como base dados de 1,8 mil cidades do banco World Urbanization Prospects da ONU, além de informações sobre 1 mil aeroportos e 27 mil helicópteros civis em uso atualmente.
Para Emerson Granemann, CEO da MundoGEO, plataforma que organiza o Expo eVTOL, o carro voador pode marcar o início de uma nova fase na aviação e, no futuro, tornar-se mais acessível.
“Eu digo que o eVTOL vai abrir uma nova era no mundo da aviação. A cada dia tem um avião ou um helicóptero mais moderno, mas esse é um modelo diferente”, pontuou.
“O eVTOL vai ser mais uma opção de mobilidade urbana aérea. Uma opção mais segura, silenciosa por ser elétrica, sustentável e menos cara do que helicópteros. Mas, com a evolução do eVTOL, haverá muitas outras demandas. Será necessário implantar muitos vertiportos, porque o eVTOL não pode usar helipontos. E será necessário também ter um sistema digital para controle do tráfego aéreo”, pontuou.
Potencial do eVTOL
Ele também comparou o tempo de deslocamento entre Congonhas e Guarulhos. Enquanto de carro o trajeto pode demorar, o eVTOL poderia realizar a viagem em poucos minutos.
“Com o eVTOL, você vai ter a opção de fazer esse trajeto em sete minutos, e acredito que custando cerca de R$ 500. Não chega a ser acessível, mas é uma opção que facilita”, completou.
A Eve prevê iniciar as entregas dos eVTOLs em 2027, mesmo ano em que pretende começar as operações comerciais com os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical.
Atualmente, há cerca de 3 mil unidades encomendadas. Antes de operar, os eVTOLs ainda precisam da certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Eve espera obter a certificação da Anac em 2027, com início das entregas e das operações no mesmo ano. Inicialmente, a previsão era para 2026.
Acordo de R$ 1,3 bilhão
A Eve Air Mobility anunciou neste domingo, 15 de junho, a venda de até 50 carros voadores para a Revo, operadora de mobilidade aérea. O contrato é avaliado em R$ 1,3 bilhão e inclui também suporte pós-venda.
No início de junho, a Eve apresentou pela primeira vez a cabine do carro voador em um evento na capital paulista.
O público pôde ver o interior da aeronave, que tem espaço para quatro passageiros, com dois assentos de cada lado, além de um computador de bordo que exibe informações como origem, destino e tempo de viagem. No evento, apenas a cabine foi exibida — o modelo ainda não contava com as hélices.
Na ocasião, o vice-presidente de serviços ao cliente da Eve, Luiz Mauad, informou que um protótipo em tamanho real está em fase de testes na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). Os primeiros voos estão previstos para acontecer ainda em 2025.