Dom Antônio Orleans e Bragança, herdeiro da Família Real Brasileira, morreu na manhã desta sexta-feira, 8 de novembro. Ele tinha 74 anos e estava internado desde julho na Casa de Saúde São José, no Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Bisneto da Princesa Isabel e trineto de Dom Pedro II, Dom Antônio foi levado à unidade de saúde por conta de problemas respiratórios. Nesse meio tempo, a Casa de Saúde São José confirmou o óbito por doença pulmonar obstrutiva.
Conforme informações da Casa Imperial, Dom Antônio era “príncipe imperial do Brasil” e o segundo na hierarquia linha de sucessão, que tem Dom Bertrand como chefe da Casa Imperial.
“Profundamente consternado, o príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, a todos encarece orações em sufrágio da alma de seu dileto e sempre leal irmão”, diz a nota.
Sendo assim, ele era bisneto da Princesa Isabel e trineto de Dom Pedro II. O príncipe imperial deixa esposa, Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança, três filhos, Dom Rafael de Orleans e Bragança, Dona Maria Gabriela e Dona Amélia de Orleans e Bragança. Além dos filhos ele deixa dois netos, Joaquim e Nicholas Spearman.
Dom Antônio também era pai de Pedro Luís de Orleans e Bragança. Pedro faleceu aos 26 anos na queda do voo 447, da Air France, em 2009. Ele chegou a discursar em uma missa em memória dos passageiros, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro do Rio.