Uma empresa chinesa iniciou nesta quinta-feira, 24 de outubro, a venda de dois bilhetes para um voo espacial suborbital previsto para 2027.
Os ingressos oferecidos pela companhia Deep Blue Aerospace custam 1,5 milhão de yuans cada (US$ 210 mil ou R$ 1,2 milhão na cotação atual), para uma viagem na qual os passageiros experimentarão cinco minutos de ausência de gravidade.
A Deep Blue Aerospace é uma das líderes da China no crescente setor espacial comercial.
As autoridades chinesas fomentam o desenvolvimento destas companhias para tentar competir com empresas como a americana SpaceX, de Elon Musk, ou a Blue Origin, de Jeff Bezos, que oferece voos turísticos suborbitais.
Ao todo, foram realizados 26 lançamentos por empresas comerciais na China em 2023, segundo a mídia oficial. Entre eles, o Zhuque-2, projetado pela companhia privada LandSpace e o primeiro foguete do mundo a orbitar o planeta com motores de metano líquido, uma tecnologia promissora que permite reduzir custos.
Em maio, a empresa CAS Space anunciou que oferecerá voos de turismo espacial no país em 2028.
O que é voo suborbital
O voo suborbital é um tipo de voo em que uma nave consegue viajar para além da atmosfera terrestre. Ele é parecido com o arremesso de uma bola de basquete em direção à cesta. A cápsula em que estão os tripulantes atinge uma altitude máxima e, em seguida, retorna ao solo em uma trajetória parecida.
Por alguns instantes, os passageiros também têm a sensação de gravidade zero. Esse tipo de voo costuma durar poucos minutos.