É possível escalar o Everest sem sair de casa? Para Sean Greasley, sim. O novo recordista do Guinness World Records ficou 22 horas, 57 minutos e 2 segundos subindo e descendo a escada de sua casa em Las Vegas, nos Estados Unidos, até alcançar 8.848,86 metros. Esse é o equivalente à altura do Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, que fica na fronteira entre China e Nepal.
Só agora divulgaram o desafio
O desafio aconteceu entre os dias 3 e 4 de setembro de 2021, mas só foi divulgado pelo Guinness recentemente. Para bater o recorde, Greasley poderia fazer quantas pausas quisesse, desde que a contagem do tempo não fosse interrompida. Ele também não poderia encostar no corrimão, uma regra que ele mesmo criou — porque, afinal, não existe corrimão no Everest.
Todo esse esforço foi transmitido ao vivo em seu canal do YouTube, onde ele se dedica a fazer lives jogando.
Tudo aconteceu por uma boa causa. “Eu queria arrecadar dinheiro para a prevenção do suicídio. Então pensei em combinar essas duas metas em um objetivo principal”, disse o recordista. Ele arrecadou US$ 409,85 (cerca de R$2300) para a Fundação Americana para Prevenção do Suicídio. “Estávamos nos aproximando do fim da Covid-19 e eu estava tendo muitos problemas e questões mentais, e é por isso que essa instituição de caridade está muito próxima do meu coração”, declarou.
Sendo assim, para monitorar a escalada, o streamer desenvolveu um software que atualizava o número total de metros percorridos toda vez ele voltava à base da escada e apertava um botão. Ao final, o recordista computou 3278 andares “escalados”, sendo um andar equivalente a 2,70 metros. Horas depois de finalizar o desafio, a esposa filmou Greasley enquanto mancava pela casa.
Vale dizer que este não foi seu primeiro recorde. O casal deteve o recorde de maratona de videogame mais longa após jogar um videogame de dança por 38 horas e 23 minutos, um marco superado pela americana Carrie Swidecki, que dançou por incríveis 138 horas e 34 segundos (ou 5 dias e 18 horas).